Com o calor excessivo que vivemos no Pará, o risco de incêndios em residências é uma constante, e é preciso estar atento para evitá-los. O uso incorreto de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e fogão podem provocar incêndios e outros acidentes domésticos.
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, os comparativos dos anos de 2022 e 2023 mostram que esse tipo de sinistro aumentou referente ao ano passado, no período de Janeiro a Maio, 251 incêndios em residências e esse ano foram registrados 302 incêndios.
O Jornal Pará conversou com major Israel Souza, perito em incêndios e explosões do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PA), para entender sobre os incêndios residenciais. “A prevenção de incêndio em residências requer um maior cuidado da população, principalmente quando está relacionada a demanda energética, a sobrecarga de energia e curto-circuito tendem a ser os principais fatores de incêndios e um deles está relacionado a centrais de ar, devido a grande força de carga e as pessoas não fazem uma verificação prévia, assim, ocasionando em um princípio de incêndio", pontuou.
Alerta - Outro motivo recorrente de incêndios são as sobrecargas em tomadas. Se possível, ligue na tomada apenas os equipamentos que for usar, um de cada vez. Tomar cuidado com uso de extensões ou os chamados benjamins que devem ser utilizados com cautela sem sobrecarregar a tomada.
É comum ver celulares sendo carregador em extensões e benjamins e fica o alerta, "não deixe o celular carregando ao longo da madrugada, alguns equipamentos podem sobrecarregar e favorecer incêndios, porque alguns carregadores são adquiridos no mercado paralelo sem nenhuma garantia de teste quanto a carga elétrica", informa o major Israel Souza.
- Se você tem intenção de fazer uma instalação de central de ar, antes peça que um profissional habilitado faça verificação prévia do circuito elétrico da residência, para verificar a compatibilidade de carga para então, indicar qualquer reparo se houver necessidade, após isso, você pode fazer a instalação com segurança;
– Não fazer ligações clandestinas na rede elétrica;
– É preciso ficar atento aos equipamentos elétricos e eletrônicos, mantendo-os fora da tomada quando não estiverem em uso, além de afastá-los de materiais inflamáveis;
– Realizar manutenção preventiva da rede elétrica;
– Não deixar panelas com o fogão aceso sem supervisão;
– Cuidado total com o uso de velas, não próximo de cortinas e fiação elétrica;
– Fazer a manutenção preventiva da mangueira e do registro do gás de cozinha (utilizar somente com certificação de qualidade);
– Não utilizar acessórios como carregadores de celular sem certificação de qualidade;
Havendo alguma ocorrência relacionada a princípio de incêndio, “se você não tiver condições de apagar imediatamente, saia do local e ligue para o número 193, o Corpo de Bombeiros mantém disponível todos os dias e 24 horas equipes preparadas, treinadas e com toda logística adequada para fazer o combate ao incêndio” afirma o major Israel Souza.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.