O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) publicou, em março, mais um edital de processo licitatório para manutenção de rodovias federais no Pará. Lançado em 16 de março, o edital é voltado para a manutenção da BR-230, próxima de Altamira.
Orçado em 81 milhões de reais, a licitação busca executar os serviços de recuperação e conservação de 101 km de estrada. O valor é menor do que o orçado para outra rodovia do Pará, a BR-158, em Redenção, que teve o processo licitatório suspenso justamente por ser um valor muito acima da média. O orçamento da outra obra era de 123 milhões de reais, para manutenção de 108 km de estrada.
Quando solicitado, o DNIT informou que os orçamentos são distintos e levam em conta diversos parâmetros de engenharia que não são exatamente lineares, como distância média de transportes de aquisição de insumos e o nível de esforço dos serviços.
“O orçamento suspenso pela CGU relativo ao lote da BR-158, está em fase de reformulação. O trecho tem 108 km de extensão. O orçamento relativo à BR-230 é diferente, pois leva em conta outros parâmetros de engenharia, além de estar sujeito a um volume de tráfego muito inferior. Esse lote tem cerca de 80 km de extensão, e por esses e outros fatores, o orçamento será menor”, afirmou o DNIT, em nota.
A nota do Departamento, entretanto, considera uma extensão de obra diferente daquela definida no edital, que é muito maior e mais próxima do processo comparado. O processo licitatório segue em aberto.
O contrato da BR-230 é de 1245 dias corridos, aproximadamente três anos e meio.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.