A Justiça eleitoral anulou, definitivamente, todos os votos dados ao partido Avante nas eleições de 2020 de Belém. O partido teve as candidaturas cassadas por fraude em cotas partidárias, no final do ano passado. Com a anulação, foi necessária a retotalização dos votos, o que trouxe algumas mudanças à Câmara Municipal de Belém.
Com a retotalização, o vereador Fernando Carneiro (PSOL), que havia sido eleito por média, passa a ser considerado eleito por quórum, enquanto a vereadora Enfermeira Nazaré, do mesmo partido, que era 1º suplente e assumiu com a posse de Vivi Reis na Câmara dos Deputados, passa a ser vereadora eleita por média.
Leia mais:
Zeca do Barreiro é cassado; confira quem assume a vaga na CMB
As suplentes Gizelle Freitas (representante da Bancada Mulheres Amazônidas) e Sílvia Letícia, ambas do PSOL, também têm seus status alterados, passando de 2º e 3º suplente para 1º e 2º, respectivamente. Com isso, Gizelle, que já havia assumido a cadeira de Zeca do Barreiro (Avante), que teve a candidatura cassada, assume a Câmara como suplente de Vivi Reis.
Já Sílvia Letícia, que até o momento não estava na Câmara, deve assumir, na próxima semana, como suplente de Lívia Duarte, que foi eleita Deputada Estadual nas eleições de 2022, e deixou a Câmara no início deste ano.
O Avante e o vereador Zeca do Barreiro ainda podem fazer um último recurso à justiça eleitoral. O recurso, entretanto, não tem efeito suspensivo, e os votos do partido já foram anulados.
ATUALIZAÇÃO 20H54: Incluímos no primeiro parágrafo a informação de que a candidatura de Zeca do Barreiro já havia sido cassada em dezembro. A informação não estava clara.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ