O circuito do torneio com espaço gourmet, tendas e arquibancadas em meio às quadras de areia com direito a telão é um colorido a mais na chamada zona dos pescadores, em uma das margens do Rio Tocantins, em Tucuruí, no sudeste do Pará, a 460 km de Belém. Esta é a estrutura do torneio “Open Triple Under 20k” que terá disputas em categorias para homens e mulheres, além das mistas nas quais todos jogam juntos. São mais de 20 mil reais em premiação para os vencedores.
Em meio às canoas e pequenas embarcações do lugar paradisíaco, os competidores já se movimentam desde o último domingo. O Allas Santos, 31 anos, o Xexéu de Palmas, que é paraense de Tomé-Açu, já chegou ensinando o que sabe ao ministrar uma clínica. “É um curso rápido de reciclagem, com toques de movimento e estratégia para o play, como as disputas são chamadas”, explica.
O Xexéu que há 1 ano mora em Imperatriz do Maranhão conta que teve a vida transformada com o beach tennis. Por 10 anos, ele foi boleiro nas quadras de tênis e há 3 anos ele é um dos profissionais mais cotados do Brasil. “Eu ganhei um curso, tive coragem, vontade e corri atrás. Hoje, minha família e eu temos uma vida com mais dignidade”, ressalta.
O Xexéu é apenas um dos mais dos mais de 364 beach tenistas inscritos que vão estar em quadra, divididos em duplas, disputando as premiações do torneio que tem por objetivo a união dos atletas e, principalmente, divulgar o esporte que começou na província de Ravenna, na Itália, em 1987, e se projetou profissionalmente em 1996.
“Assim como no Brasil, o beach tennis vem ganhando adeptos por todo o Pará e aqui em Tucuruí não é diferente. Esse torneio é para celebrar o primeiro ano de implantação do bt, como a gente chama o esporte, aqui no município”, revela Luan Costantini que é um dos organizadores do torneio ao lado dos beach tennistas Diego Arantes, Felipe Ronconi e Júnior Oliveira.
Italiano fez presença na semana do torneio
Na semana do evento, o torneio contou com a ilustre presença do italiano Alessandro Calbucci que iniciou a semana ministrando uma clínica para outros beach tennistas. Aos 42 anos, Calbucci é o 6º colocado no ranking mundial, sendo que até o ano passado ele era considerado o número 1 do beach tennis.
Alessandro Calbucci, depois de dividir o que sabe com os participantes e conhecer as belezas naturais da região, embarcou nesta quarta-feira (18) à noite para participar de um torneio em Barcelona. Ao deixar o município, Calbucci demonstrou-se apaixonado por Tucuruí: “eu quero comprar uma ilha aqui pra morar com minha esposa”, afirmou.
As disputas iniciam amanhã sexta-feira (20), a partir das 8 horas da manhã. As áreas de jogos são gratuitas para o público. À noite, o espetáculo fica por conta de shows com cantores do sertanejo. Mais informações na portaria dos espaços abaixo relacionados ou nas redes do evento.
Serviço:
Os locais de disputa são: o CR Beach Tennis, na Av. dos Amazônidas; o Gran Society Beach Tennis que fica na BR 422, km 11 e o Paranhos Beach Tennis na Av. Raul Garcia Llano.