17/05/2022 às 15h27min - Atualizada em 17/05/2022 às 15h27min

Indígenas Xikrin do Cateté protestam no prédio da prefeitura de Parauapebas

A manutenção das estradas vicinais que dão acesso às 14 aldeias da reserva indígena do Xikrin do Cateté está em meio ao principal pedido da comunidade.

Mayron Gouvêa

Indígenas foram recebidos por uma comissão na prefeitura de Parauapebas (Foto: Ascom).
Dezenas de indígenas da reserva dos Xikrin do Cateté,  que vivem a 400 km de Parauapebas, estão acampados no estacionamento da sede da prefeitura municipal, no sudeste do Pará e, por isso, hoje, os servidores foram dispensados do trabalho. Os indígenas foram até o espaço público municipal cobrar melhorias estruturais e políticas públicas para as comunidades.  



A principal reivindicação diz respeito à maior agilidade nos serviços de manutenção das estradas vicinais de acesso às 14 aldeias da área de reserva dos Xikrin do Cateté. Além disso, eles também fizeram cobranças sobre o projeto de lei que formaliza a criação da chamada “Coordenadoria de Relações Indígenas”, que viabiliza a realização de ações atreladas às políticas públicas destinadas às comunidades indígenas. 

Acompanhados do cacique, os indígenas (homens e mulheres) chegaram a ser recebidos por uma comissão da prefeitura composta pelo chefe de gabinete, João Corrêa; pelo secretário especial de governo, Wesley Rodrigues; pelo secretário municipal de Educação, José Leal; pelo secretário municipal de Obras, Luiz Castilho e pelo diretor do Departamento de Relações Indígenas, Girlan Pereira.

Posicionamento

Por meio de nota, a prefeitura informa que cumprindo uma agenda previamente estipulada, a Secretaria Especial de Governo (Segov) inicia hoje, dia 17, serviços emergenciais nas localidades. 

O processo de licitação que contempla uma quantidade maior de serviços de infraestrutura já está em andamento. Assim, a prefeitura vai recuperar cerca de 300 km de estradas. A previsão é que esses serviços iniciem após a segunda quinzena de junho.



A prefeitura ressalta que mantém o diálogo aberto com os representantes das comunidades indígenas. Tanto é que a prefeitura já mantém um departamento exclusivo para tratar assuntos relacionados à saúde, educação, produção rural e infraestrutura das 14 aldeias dos Xikrin do Cateté, respeitando e preservando a cultura deste povo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp