09/01/2023 às 16h19min - Atualizada em 09/01/2023 às 16h19min
Ibaneis Rocha comenta afastamento do cargo de Governador
Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira
Renato Alves/Agência Brasília O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado, por 90 dias, do cargo por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Em suas redes sociais, o Governador afastado comentou a decisão na manhã desta segunda-feira (09), no twitter.
Ele afirmou que respeita a decisão do ministro, e que aguardará a decisão sobre a responsabilização dos atos terroristas que tomaram a cidade de Brasília no último domingo (08).
Golpistas, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a eleição, invadiram e destruíram os prédios dos Três Poderes da República na Capital Federal. Mobília, documentos e obras de arte do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal sofreram grandes danos, e algumas obras, assim como armas da segurança presidencial, foram roubadas.
Alexandre de Moraes proferiu a decisão baseado por pedidos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Advocacia Geral da União (AGU), que pediram a responsabilização do Governador e do Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que foi exonerado do cargo ainda durante o ataque aos prédios. Torres foi Ministro da Justiça de Bolsonaro.
O ministro entendeu que houve falha na proteção dos prédios e omissão do governador. Além disso, imagens que circularam nas redes sociais mostraram policiais militares escoltando os terroristas durante a movimentação para a Praça dos Três Poderes.
Leia a decisão completa de Alexandre de Moraes aqui.
Leia a declaração de Ibaneis Rocha: