Com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus novos ministros, 13 cadeiras do Congresso Nacional serão assumidas por suplentes a partir desta legislatura. Os novos ministros tomarão posse como deputados e senadores em 1º de fevereiro e pedirão licença em seguida, para que os suplentes assumam as vagas.
Os suplentes do senado são eleitos junto com os senadores, enquanto os suplentes dos deputados são definidos de acordo com o partido ou federação, já que as vagas pertencem a estes. Os deputados a assumir o cargo como suplentes foram os mais votados que não assumiram, dos mesmos estados dos eleitos.
Confira quem são os parlamentares que deixarão o cargo e seus suplentes:
SENADO:
Carlos Fávaro (PSD-MT) - Ministro da Agricultura
Fávaro será substituído por Margareth Buzetti (PSD-MT), empresária, presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic) e da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus. É natural de Concórdia (SC) e apoiou o presidente Jair Bolsonaro no último pleito.
Flávio Dino (PSB-MA) - Ministro da Justiça e Segurança Pública
O ex-governador do Maranhão será substituído por Ana Paula Lobato (PSB-MA), prefeita do município de Pinheiro, enfermeira e presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema).
Renan FIlho (MDB-AL) - Ministro dos Transportes
A vaga do filho de Renan Calheiros será ocupada por Fernando Farias (MDB-AL), empresário e diretor-presidente do Grupo Lyra (Usina Caeté), que foi responsável pela segunda maior doação para a campanha de Renan Filho, com R$ 350 mil.
Camilo Santana (PT-CE) - Ministro da Educação
Augusta Brito (PT-CE), nova senadora substituta foi prefeita da cidade de Graça, no interior do Ceará, durante dois mandatos (2004 e 2008). Ela é filha de Augusto Brito, também ex-prefeito do município. Ela foi eleita deputada estadual nas últimas eleições.
Wellington Dias (PT-PI) - Ministro do Desenvolvimento Social
O ministro será substituído no senado por Jussara Lima (PT-PI), formada em sociologia pela Universidade Católica do Pernambuco. Entre 1989 e 1992, foi vereadora de Fronteiras. Em 2011 foi eleita, em pleito suplementar, primeira mulher vice-prefeita do município, na chapa do então prefeito Eudes Agripino Ribeiro (PPS).
CÂMARA DOS DEPUTADOS:
Do PT de São Paulo, saem Luiz Marinho, Ministro do Trabalho; Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário; e Alexandre Padilha, Secretário de Relações Institucionais. Nos seus lugares assumem Vicentinho e Alfredinho, do mesmo partido, e Orlando Silva (PCdoB-SP).
Do PT do RS sai Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, e entra Reginete Bispo, do mesmo partido.
Da federação PSOL/REDE saem Marina Silva (REDE-SP), Ministra do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara (PSOL-SP), Ministra dos Povos Indígenas, e entram Ivan Valente e Luciene Cavalcante, ambos do PSOL de SP.
Do União Brasil saem Daniela Carneiro (RJ), Ministra do Turismo, e Juscelino Filho (MA), Ministro de Comunicações e entram Ricardo Abrão (RJ) e Dr Benjamin (MA).