Na última sexta-feira, 30/12/2022, a Câmara Municipal do Município de Bonito reelegeu a Vereadora Silvia Assad, do Partido Trabalhista Brasileiro PTB, para presidir o parlamento municipal pelos próximos dois anos.
A eleição, porém, teve uma peculiaridade: dois candidatos do PTB pretendiam disputar a eleição da Câmara, a própria Vereadora Silvia Assad e o Vereador Jaelson Lopes. Entretanto, a Diretoria Municipal do PTB convocou reunião extraordinária para tratar sobre a definição do partido em relação à candidatura oficial e única da legenda para a eleição do parlamento municipal.
Após a reunião e votação interna, a diretoria municipal do PTB decidiu por oficializar a candidatura de Silvia Assad como a única autorizada a disputar a eleição da presidência da Câmara, orientando os membros do partido sobre a necessidade de seguir as determinações do que foi decido pela diretoria municipal, especialmente sobre o que trata a fidelidade partidária estabelecida no estatuto da legenda.
Antes de iniciar a sessão para a eleição da presidência da Câmara, a chapa que havia sido registrada pelo Vereador Jaelson Lopes foi impugnada pelo presidente do PTB, e a chapa liderada por Silvia Assad foi a única a disputar a eleição, sendo a chapa eleita para presidir a mesa diretora no biênio 2023/2024.
Recente histórico eleitoral do PTB em Bonito
Nas eleições 2020, o PTB elegeu o Prefeito de Bonito, Michel Assad, e quatro vereadores, de um total de onze vagas, e elegeu também a presidente da Câmara de Vereadores para o biênio 2021/2022, justamente Silvia Assad, reeleita no último dia 30/12/2022.
Em agosto de 2022, o Prefeito Michel Assad foi afastado por decisão judicial e retornou ao cargo recentemente, e, segundo relatos ouvidos pelo Jornal Pará de pessoas ligadas à política municipal, se o Vereador Jaelson Lopes saísse vitorioso na eleição da Câmara Municipal, faria um trabalho de oposição ao Prefeito Michel Assad, mesmo sendo ambos da mesma agremiação partidária.
O Prefeito Michel Assad tem a prerrogativa de disputar a reeleição em 2024, e segundo informou o agente ouvido pelo Jornal Pará, se o Poder Legislativo fosse assumido pelo Vereador Joelson Lopes, este tentaria inviabilizar a reeleição do petebista ao cargo de chefe do Poder Executivo.
Bastidores petebista
O interlocutor informa ainda que aliados do Vereador Joelson Lopes divulgam como certa a tomada da diretoria municipal do PTB de Bonito, passando o Vereador a indicar a composição da nova comissão provisória, e tudo já estaria articulado com o presidente estadual da sigla, o pastor Josué Bengston, à revelia do prefeito municipal e da presidente do Poder Legislativo local, ambos do PTB.
Nas palavras do interlocutor, a atuação do Vereador Joelson Lopes só ajuda a enfraquecer o PTB para o processo eleitoral de 2024. O Prefeito Michel Assad ainda tem dois anos para completar seu mandato e a união de forças só beneficiará o partido e a cidade, mas se houver divisão todos saem perdendo e o partido pode ficar esvaziado para as eleições municipais, complementa o agente político.