14/12/2022 às 19h43min - Atualizada em 14/12/2022 às 19h43min
Bruno Dantas toma posse como presidente do Tribunal de Contas da União
Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia.
Arquivo/ Agência Brasil O ministro Bruno Dantas tomou posse na manhã desta quarta-feira (14) como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). O também ministro da Corte de Contas, Vital do Rêgo, assumiu a vice-presidência e também ficará na função de corregedor. As informações são da Agência Brasil.
Ao discursar, Dantas criticou quem “prega a violência e destrói o patrimônio público e privado”. “Não é patriota quem prega a violência, quem destrói patrimônio público ou privado, quem agride ou fere terceiros por diferenças ideológicas, quem se arma para derramar sangue. Não é patriota quem drena energia, a alegria e a paz do seu povo. Patriota é aquele que ama o seu país, quem busca fortalecer as instituições republicanas e democratas”, afirmou.
O novo presidente do TCU lembrou ainda a atuação da Corte durante a pandemia de covid-19 e, mais recentemente, no processo eleitoral deste ano e no combate às chamadas fake news. “Participamos da auditoria do processo democrático, das urnas eletrônicas, para sermos garantes da democracia. Demonstramos, a partir da aplicação de métodos e padrões internacionais de auditoria, que o processo eleitoral e as urnas eletrônicas são confiáveis e auditáveis”, ressaltou.
Ainda na cerimônia, Dantas fez questão de mostrar alinhamento com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, ao quebrar o protocolo e convidar o ministro para tomar assento na mesa principal.
Para o novo presidente do TCU, Moraes “encarna a defesa da democracia e instituições” e o discurso do magistrado na última segunda-feira (12), durante a diplomação de Lula, “expressa seu sentimento”. “Eu poderia, ministro Alexandre de Moraes, repetir cada palavra pronunciada”, disse. Na ocasião, entre outros pontos, Moraes prometeu responsabilizar extremistas autoritários e os que atacaram a democracia.
Doutor em direito processual civil, Dantas ingressou na Corte de Contas por indicação do Senado, durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2014. Anteriormente, ele havia sido indicado ao Conselho Nacional do Ministério Público no segundo mandato de Lula.
Nesta quarta-feira (14), o ministro Vital do Rêgo também foi empossado vice-presidente e corregedor do tribunal.