Os shows e eventos realizados no município de Marabá, região sudeste do Pará, agora serão obrigados a exibir vídeos educativos sobre os perigos do uso de drogas antes de cada espetáculo. A lei sancionada pelo prefeito da cidade, Tião Miranda, orienta que os vídeos sejam exibidos antes de qualquer evento artístico ou cultural.
O objetivo da nova Lei nº 18.107/2022 é oferecer o acesso à informação para a população, conscientizando sobre a prevenção e o combate ao uso de drogas. Os vídeos deverão ter a duração de no mínimo 90 segundos e devem orientar sobre o uso indevido de medicamentos e substâncias psicoativas.
Segundo o discurso do prefeito, a nova lei é importante para diminuir ocorrências causadas pelo uso de drogas, como violência e acidentes. Os vídeos serão fornecidos pelo poder público, mas a exibição será de responsabilidade dos organizadores dos eventos, cabendo a aplicação de multa para quem descumprir a regra.
A nova lei gerou divergência de opiniões entre a população de Marabá. Segundo a professora Rosana Costa, a exigência dos vídeos não combate efetivamente o uso de drogas se não houver medidas mais eficazes. “A exibição do vídeo pode ser uma ferramenta, mas o combate ao uso indiscriminado dessas substâncias vai além. Precisamos de mais ações nas ruas e nas escolas. Precisamos de incentivo para preparar crianças e adolescentes que muitas vezes têm fácil acesso às drogas com amigos que moram na rua de casa. Bem distantes desses eventos”, explica a professora.