23/04/2022 às 18h10min - Atualizada em 23/04/2022 às 18h10min

Municípios paraenses confirmam realização de eventos tradicionais em 2022

Patrimônios culturais, como: carnaval fora de época, festividades religiosas e festivais de música voltam a ser realizados após dois anos sem a presença de público

Mayra Leal

Jornal Pará Publicidade 790x90

Festividade de São Benedito em Bragança volta a ocorrer em formato tradicional (Foto: Marco Santos/ Agência Pará)
Com mais de 86% da população paraense vacinada, com a liberação do uso das máscaras e a flexibilização das atividades, vários eventos tradicionais do Pará voltarão a ser realizados em 2022. Além do Círio de Nazaré, que segue confirmado para outubro deste ano, no interior do estado há festas clássicas que estavam há dois anos sem ocorrerem e agora já têm data marcada. Festividades religiosas, festivais de música e até carnaval fora de época estão previstos para ocorrerem nos próximos meses. Veja quais são:
 
Festival da Canção Ouremense
 
O mais antigo e tradicional festival de música do estado chega à 36° edição. O Festival da Canção Ouremense realizado na cidade de Ourém, nordeste paraense, foi oficialmente lançado em evento que ocorreu na última quarta-feira, 20, no município. O festival que ganhou no ano passado o título de Patrimônio Imaterial do Estado do Pará será realizado de 21 a 23 de julho.



As inscrições para participar da seleção começarão no dia 29 de abril, quando será lançado o edital. Os músicos poderão mandar seus trabalhos até 31 de maio. Todos os inscritos passarão por uma triagem inicial, na qual serão escolhidas as músicas que disputarão as eliminatórias durante o festival. Ao todo, quatro músicas receberão premiação em dinheiro. O encerramento do festival contará com atração nacional, ainda não confirmada.
A Secretária de Juventude, Cultura, Lazer e Turismo de Ourém, Ebe Potiguar, celebrou a retomada do evento depois de dois anos. “Estamos com a expectativa de que uma grande massa de músicos tanto do estado, quanto do Brasil venham participar.  E estamos principalmente com o cuidado de ter o diferencial de valorizar as apresentações de artistas do município e da região”, destaca.
Mais informações sobre o Festival nas páginas do evento no Facebook e Instagram.
 
Carnaval em Óbidos

 
O dia do trabalhador será animado no município de Óbidos, região do Baixo Amazonas. A prefeitura da cidade anunciou nesta sexta-feira, 22, que o tradicional Carnapauxis será realizado no dia 1 de maio. Bastante esperado pela população do oeste do Pará, o Carnapauxis é um dos carnavais mais tradicionais da região e, desde o começo do ano, havia a expectativa de que em 2022 a folia seria realizada. 



No anúncio, o prefeito Jaime Silva destacou que a realização do evento é também uma forma de comemorar a melhoria do cenário epidemiológico da Covid-19. “É a comemoração de um novo tempo, um renascimento de uma nova era, se Deus quiser longe de tudo que for pandemia e coisa ruim. É uma forma de voltar a alegria de novo ao povo de Óbidos, voltar de novo a sorrir apesar de tantos problemas”, disse destacando que a escolha da data também foi para prestigiar os trabalhadores do município.
O primeiro Carnapauxis Fora de Época será com o Bloco Pai da Pinga e sairá às 17h da Praça de Santa Terezinha. O bloco percorrerá as ruas Antônio Brito, Felipe Bentes, Dr. Picanço Diniz, Dr. Machado, Justo Chermont até a praça da cultura, onde ocorre show de banda local.
Patrimônio cultural e artístico do Pará, o Carnapauxis é realizado há 26 anos. O nome é uma junção das palavras "carnaval" com "pauxis", povo indígena e primeiros habitantes de Óbidos. De acordo com o divulgado pela prefeitura, a ideia é que ao longo do ano mais micaretas sejam realizadas com outros blocos da cidade.
 
 
Festividade de São Benedito
 
A Festividade de São Benedito, no município de Bragança, nordeste do estado, também está confirmada em formato tradicional. O anúncio foi feito pela prefeitura do município no começo do mês. A decisão de realizar o evento presencialmente foi tomada após levantamento epidemiológico realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que apontou a redução de novos casos de Covid-19 e de número de internações pela doença. A prefeitura informou ainda que haverá a obrigatoriedade de cobrança do cartão de vacinação atualizado. 

São 220 anos de celebração que une procissão, missas, rituais religiosos, danças e shows cujo foco é a marujada. Os marujos de São Benedito participam de apresentação no barracão da festividade, onde dançam ritmos como: retumbão, mazurca e xote bragantino. A festa em homenagem ao santo preto ocorre sempre no dia 26 de dezembro, mas a partir de maio já iniciam as programações ligadas à festividade, quando as três imagens históricas de São Benedito são elevadas ao altar. É nesse momento que se inicia a esmolação, na qual a imagem do santo realiza peregrinação pela região bragantina, visitando as casas de devotos e bairros da cidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp