02/08/2022 às 10h03min - Atualizada em 02/08/2022 às 10h03min

​Agosto Dourado: Santarém inicia campanha de incentivo ao aleitamento materno

Este ano, a campanha tem como lema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”

Da Redação
Agência Santarém

Jornal Pará Publicidade 790x90

O objetivo da campanha é apoiar e promover práticas de incentivo ao aleitamento materno. (Foto: Agência Santarém).

O leite materno é a principal alimentação da criança nos primeiros seis meses de vida. Para incentivar esse gesto de amor, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou a campanha Agosto Dourado. Este ano, a campanha tem como lema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. 

O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico, metabólico e ainda fortalece o vínculo entre mãe e filho. Para as mães os benefícios são muitos, entre eles: melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos, sendo que nos primeiros seis meses o leite da mãe deve ser o único alimento do bebê.



Sandra Lima é mãe de primeira viagem e relata que no início teve dificuldades de amamamentar. "Eu tive alguns problemas para dar de mamar para o bebê, mas conforme ia passando os dias eu fui pegando a prática e hoje graças a Deus ele pega a mama e tá sendo maravilhoso."

Durante o mês corrente diversas ações voltadas à conscientização da amamentação serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona Urbana, do planalto e da região de rios.

A coordenadora da Casa da Criança de Santarém, Oldaisa Alves, diz que "no centro da criança nós trabalhamos essa temática diariamente, pois o leite materno é benéfico tanto para o bebê quanto para a mamãe. O leite materno é a primeira vacina do bebê, pois ele vai fortalecer a imunidade dele, sendo também seu primeiro alimento.”



Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado foi instituída pela Lei n° 13.435 de 12 de julho de 2017, pela OMS, e tem o objetivo de apoiar e promover práticas de incentivo ao aleitamento materno e a introdução à alimentação complementar, além de orientar hábitos saudáveis e nutrição adequada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp