A Polícia intensificou as operações de fiscalização nos rios do Pará por meio da Base Integrada Fluvial Candiru, como parte da Operação "Protetor das Fronteiras e Divisas". Durante as ações realizadas na última quarta-feira (12), foram apreendidos cerca de 9,6 quilos de drogas e dois suspeitos foram presos nas águas que ligam os municípios de Oriximiná e Óbidos. As abordagens a embarcações identificaram entorpecentes escondidos em malas e forros, reforçando o trabalho estratégico de inteligência na região.
Além das apreensões, a operação resultou no cumprimento de um mandado de prisão contra um homem de 48 anos, capturado na embarcação F/B São Bartolomeu. As forças de segurança ressaltam a importância da presença do Estado na região, garantindo a segurança dos ribeirinhos e coibindo atividades criminosas. As fiscalizações continuam em curso, com monitoramento constante para impedir o avanço do tráfico de drogas e outras práticas ilegais nos rios do Baixo Amazonas.
No âmbito da Operação "Protetor das Fronteiras e Divisas", equipes da Base Integrada Fluvial Candiru, localizada em Óbidos, têm intensificado o combate ao tráfico de drogas e outras atividades criminosas na região oeste do Pará. Como resultado das ações, na última quarta-feira (12), aproximadamente 9,6 quilos de entorpecentes foram apreendidos e dois suspeitos foram presos nas águas que ligam os municípios de Oriximiná e Óbidos.
De acordo com o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as estratégias adotadas têm se mostrado eficazes na desarticulação de grupos criminosos que utilizam a malha fluvial para o transporte de substâncias ilícitas. "Nosso trabalho de fiscalização e inteligência tem permitido a identificação dessas atividades criminosas, impedindo que drogas circulem livremente pelos rios do estado. Estamos atentos e seguiremos atuando para garantir a segurança dos paraenses", afirmou.
A primeira apreensão ocorreu no início da tarde, em Oriximiná. Durante abordagem à embarcação F/B Obidense II, que partiu de Manaus (AM) com destino a Óbidos, policiais localizaram uma mala contendo quatro tabletes de crack, totalizando 8,198 kg. O material foi apreendido e encaminhado às autoridades competentes.
Já no fim da tarde, em Óbidos, outra operação resultou na apreensão de 1,480 kg de skunk, que estava escondido no forro da lancha "Dona Zeina", que seguia para Santarém. O comandante da embarcação foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Óbidos, onde responderá pelos crimes previstos em lei.
Durante outra abordagem no Estreito do Amazonas, em frente ao município de Óbidos, a polícia identificou e prendeu um homem de 48 anos que estava a bordo da embarcação F/B São Bartolomeu. Contra ele, havia um mandado de prisão expedido pela Justiça de Roraima devido ao não pagamento de pensão alimentícia. O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.
O diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, coronel PM José Vilhena, destacou que as equipes atuam diariamente para garantir a segurança dos ribeirinhos e impedir que atividades criminosas avancem na região. "Nossas Bases Fluviais estão estrategicamente posicionadas para coibir o tráfico de drogas e outras práticas ilícitas. O trabalho integrado tem sido essencial para reforçar a presença do Estado e proporcionar maior segurança para a população local", afirmou.
As ações foram conduzidas de forma integrada por agentes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu), policiais militares e civis da Base Candiru, com apoio das forças de segurança que atuam em Óbidos. A Operação "Protetor das Fronteiras e Divisas" segue em curso, com fiscalizações constantes para garantir a segurança na região.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.