20/12/2024 às 10h15min - Atualizada em 20/12/2024 às 10h15min

Estudantes de Marituba criam Jogo educativo Inspirado na COP 30

Projeto alia sustentabilidade, tecnologia e inclusão para educar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Ag. Pará

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza D'Ávila, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), estão transformando debates climáticos e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em inspiração para a educação. Eles criaram o jogo “Trilha Maker: COP 30”, que une sustentabilidade, educação, tecnologia, inclusão, cultura e diversão.

Foto: divulgação 

O jogo combina elementos inovadores, como um dado digital, jogo da memória e um labirinto elétrico — todos desenvolvidos com o suporte de conhecimentos em Robótica Educacional. A proposta também faz um resgate cultural dos pontos turísticos de Belém e promove a compreensão dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.

Foto: divulgação 

“Eu achei bem interessante desenvolver o projeto tendo em vista a importância dele, pois, enquanto os alunos estão brincando, estão aprendendo também. Isso estimula a coordenação motora e o raciocínio lógico, além de aprendermos sobre tecnologias e sustentabilidade”, destacou Maria Luyza Rocha, estudante da 1ª série do Ensino Médio e uma das idealizadoras do projeto.

Desenvolvido no clube interdisciplinar da escola, o “Trilha Maker: COP 30” tem impacto tanto no aprendizado quanto na inclusão. Jair Barbosa, também da 1ª série do Ensino Médio e diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), elogiou a iniciativa: “Achei o jogo interessante e divertido, principalmente por ser inclusivo e dinâmico. Pode ser muito importante na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), pois estimula audição, visão e coordenação motora”.


Foto: divulgação 

O professor de Matemática e Física, Charles Ruan, mentor do projeto, destacou a relevância de iniciativas como essa. “É fundamental estimular o desenvolvimento e habilidades dos alunos. Este projeto trabalha cultura, sustentabilidade, tecnologia e inclusão, mostrando que esses elementos podem caminhar juntos para a construção do conhecimento. Os estudantes estão motivados a apresentar o jogo em feiras de tecnologia e quem sabe na própria COP 30”, afirmou.

O time de desenvolvimento é composto por Maria Luyza Rocha, Clarisse Veras, Kesia Damasceno, Deiziane Sousa e Matheus Neves, todos da 1ª série do Ensino Médio. Juntos, eles mostram que criatividade e aprendizado podem ser ferramentas poderosas para enfrentar os desafios globais do futuro.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ

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