Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Tereza D'Ávila, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), estão transformando debates climáticos e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) em inspiração para a educação. Eles criaram o jogo “Trilha Maker: COP 30”, que une sustentabilidade, educação, tecnologia, inclusão, cultura e diversão.
O jogo combina elementos inovadores, como um dado digital, jogo da memória e um labirinto elétrico — todos desenvolvidos com o suporte de conhecimentos em Robótica Educacional. A proposta também faz um resgate cultural dos pontos turísticos de Belém e promove a compreensão dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.
“Eu achei bem interessante desenvolver o projeto tendo em vista a importância dele, pois, enquanto os alunos estão brincando, estão aprendendo também. Isso estimula a coordenação motora e o raciocínio lógico, além de aprendermos sobre tecnologias e sustentabilidade”, destacou Maria Luyza Rocha, estudante da 1ª série do Ensino Médio e uma das idealizadoras do projeto.
Desenvolvido no clube interdisciplinar da escola, o “Trilha Maker: COP 30” tem impacto tanto no aprendizado quanto na inclusão. Jair Barbosa, também da 1ª série do Ensino Médio e diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), elogiou a iniciativa: “Achei o jogo interessante e divertido, principalmente por ser inclusivo e dinâmico. Pode ser muito importante na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), pois estimula audição, visão e coordenação motora”.
O time de desenvolvimento é composto por Maria Luyza Rocha, Clarisse Veras, Kesia Damasceno, Deiziane Sousa e Matheus Neves, todos da 1ª série do Ensino Médio. Juntos, eles mostram que criatividade e aprendizado podem ser ferramentas poderosas para enfrentar os desafios globais do futuro.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
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