Obras de Macrodrenagem do canal da Cipriano Santos transformam realidade de Belém

Projeto avança com 33% concluído e promete urbanização, saneamento e qualidade de vida para mais de 80 mil famílias até a COP 30

12/12/2024 09h29 - Atualizado há 1 mês

Obras de Macrodrenagem do canal da Cipriano Santos transformam realidade de Belém
Ag. Pará
As obras de macrodrenagem do Canal da Cipriano Santos, no bairro da Terra Firme, em Belém, alcançaram 33% de execução e representam um marco na transformação da infraestrutura urbana da capital paraense. Parte dos preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, o projeto traz avanços significativos em urbanização, saneamento e qualidade de vida para a população.

Foto: Divulgação 


Atualmente, o local passa por reconstrução das paredes do canal, cravação de estacas flutuantes, instalação de placas de contenção e preparação para a construção de passarelas. Ao todo, serão implementados 1.114 metros de retificação de canal, 7.450 metros de pavimentação asfáltica, 2.403 metros de rede de abastecimento de água, 6.674 metros de rede de esgotamento sanitário e 7.692 metros de drenagem pluvial. O projeto ainda prevê a construção de quatro pontes, sete passarelas, uma nova praça com infraestrutura de lazer e urbanização viária.


Foto: Divulgação 

Impacto nas comunidades

Moradores das áreas beneficiadas relatam esperança e alívio com o progresso das obras. A dona de casa Terezinha Souza, residente no bairro da Terra Firme, destacou como a urbanização trará melhorias significativas para a mobilidade e o bem-estar da família. “Meu marido e meu filho tinham que sair com o sapato na mão, pois tudo alagava. Agora, a linha de ônibus vai voltar a entrar aqui, trazendo essa e outras melhorias. A gente precisava desse olhar”, comemorou.


Foto: Divulgação 

Para Landoaldo Silva, morador da região há mais de 20 anos, a chegada da infraestrutura renovada representa uma mudança profunda. “Aqui era área sem saneamento. Era água até no joelho quando chovia, sofremos muito. Com essa obra, vai ficar melhor ainda. É mais saúde, saneamento e lazer para todos”, afirmou.

Preparações para a COP 30

O Canal da Cipriano Santos integra a Bacia do Tucunduba, abrangendo também os bairros do Guamá, Canudos e Marco. Além de solucionar os recorrentes alagamentos, o projeto está alinhado aos investimentos do Governo do Pará em outros 12 canais de Belém.

“Assim como todos os outros investimentos da COP 30, a obra do Canal da Cipriano Santos está avançando dentro do cronograma. Hoje, temos 120 trabalhadores engajados em entregar um novo espaço, que vai dar condições das pessoas viverem com mais dignidade”, enfatizou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Com a conclusão prevista para antes da conferência, as melhorias urbanísticas prometem transformar Belém em um modelo de infraestrutura para o evento global, deixando um legado permanente para os moradores.


Fonte: AGÊNCIA PARÁ

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp