A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a aprovação emergencial da vacina LC16m8 para o combate à mpox, um avanço significativo no controle de uma doença que já afetou mais de 80 países em 2024. O imunizante é o segundo aprovado pela entidade para prevenção e controle da doença, declarada emergência global em agosto deste ano.
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou a importância da vacina, que é a primeira autorizada para uso em crianças menores de 1 ano, especialmente em regiões afetadas por surtos de mpox. “Este é um passo vital para proteger populações vulneráveis, principalmente crianças, à medida em que a mpox continua a se espalhar”, afirmou em uma publicação nas redes sociais.
Os dados da OMS apontam que, neste ano, o maior número de casos suspeitos de mpox tem sido registrado na República Democrática do Congo, país que concentra a maioria das notificações. De acordo com o diretor-geral da entidade, metade dos casos no Congo têm ocorrido em menores de 12 anos, com o número total de suspeitas ultrapassando os 40 mil casos, resultando em 1.200 mortes.
Além disso, a OMS alerta que surtos em países como Burundi e Uganda estão se expandindo rapidamente, e a organização convocou uma reunião do comitê de emergência para reavaliar o cenário global da doença, marcada para esta sexta-feira (22).
Fonte: AGÊNCIA BRASIL
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.