No primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 29, realizada em Baku, Azerbaijão, o governador do Pará, Helder Barbalho, marcou presença na abertura oficial do Pavilhão Brasil. O espaço, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), tem como tema “Caminhos para a Transformação Ecológica” e visa estimular debates sobre uma economia sustentável com base em uma transição justa, unindo ciência e saberes tradicionais para promover uma convivência harmoniosa entre sociedade e natureza.
Foto: Divulgação
Para o governador, o evento representa uma plataforma estratégica para debater a economia do carbono, um mercado que ele vê como essencial para o desenvolvimento sustentável do Pará. “Começando a COP 29 já com boas notícias, com países estabelecendo entendimentos sobre o mercado mundial de carbono. Esse mercado é absolutamente estratégico para construir, a partir da riqueza da floresta Amazônica e da captura de carbono, uma nova economia para a floresta”, afirmou Barbalho.
Foto: Divulgação
O chefe do Executivo paraense também ressaltou que esse modelo de economia gera valor para a floresta em pé, contrastando com a exploração predatória. “A indústria emite carbono, e a floresta captura, gerando uma nova atividade econômica e valor para a floresta viva. Isso está alinhado com as ações do Governo do Pará”, destacou.
Na Semana do Clima, em Nova Iorque, o Pará concretizou a maior comercialização de créditos de carbono entre Estados subnacionais, uma transação que deve resultar em cerca de R$ 1 bilhão no próximo ano. Esses recursos serão distribuídos entre comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pequenos agricultores, além de reforçar as políticas governamentais de redução de emissões de carbono.
O Pavilhão Brasil na COP 29 é fruto de uma parceria entre a ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Fazenda, o Ministério do Meio Ambiente e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além de contar com o apoio de empresas e entidades da sociedade civil engajadas na agenda climática.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.