O Ministério da Saúde estendeu, a partir da última segunda-feira (11), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza a toda a população. Inicialmente destinada aos grupos prioritários, a vacinação segue até 31 de janeiro de 2025, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, que se mantém em cerca de 30% no Pará, bem abaixo da meta de 90% recomendada pelo Ministério.
A baixa adesão aos grupos prioritários levou à ampliação da campanha, como explica Jaíra Ataíde, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa): “A vacina contra a influenza está disponível para toda a população, mas estamos incentivando fortemente que os grupos prioritários, que são mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe, busquem a vacinação o quanto antes. A imunização é essencial para garantir proteção e evitar complicações graves.”
A vacinação tem como objetivo principal reduzir internações, complicações graves e óbitos causados pela gripe, uma infecção respiratória que, embora leve na maioria dos casos, pode evoluir para quadros graves. O vírus influenza afeta principalmente os pulmões, nariz e garganta, com sintomas que incluem febre, dores musculares e fadiga.
Serviço: A vacina contra a influenza está disponível em todas as Unidades de Saúde do Estado, em horários específicos de funcionamento. A imunização é especialmente recomendada para crianças pequenas, gestantes e pessoas com sistema imunológico comprometido, visando reduzir os riscos de complicações e garantir uma proteção ampla durante o período de circulação intensa dos vírus influenza.
Fonte: AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.