30/01/2024 às 13h00min - Atualizada em 30/01/2024 às 13h15min
Elon Musk instala o primeiro chip cerebral em humano
O primeiro produto da Neuralink foi batizado de Telepathy (Telepatia, em português) e permite que humanos controlem quase qualquer dispositivo eletrônico apenas com o pensamento.
O empresário Elon Musk anunciou na segunda-feira, 29, que um paciente humano recebeu o primeiro implante de chip cerebral da Neuralink. A informação foi divulgada por meio do próprio perfil do bilionário no X, antigo Twitter. De acordo com Musk, o procedimento foi realizado no último domingo, 28.
Ainda segundo o bilionário, o primeiro produto da Neuralink foi batizado de Telepathy (Telepatia, em português) e permite que humanos controlem quase qualquer dispositivo eletrônico apenas com o pensamento. Musk disse que os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros.
“Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, destacou.
Os estudos com implantes cerebrais em humanos já tinham sido autorizados em maio do ano passado pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês). Quatro meses depois, a empresa abriu inscrições para voluntários.
No estudo da Neuralink, um robô introduz um implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de um procedimento cirúrgico. O dispositivo é inserido em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento. No primeiro teste, o objetivo da empresa será avaliar segurança do implante e do próprio robô que fez o procedimento cirúrgico.
Com informações do Pleno News
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.