09/01/2024 às 12h30min - Atualizada em 09/01/2024 às 12h45min

Prefeitura de Belém anuncia conclusão da licitação dos serviços de limpeza urbana

Depois de 10 anos sem a realização de um processo licitatório justo e amplo, a Prefeitura de Belém conseguiu concluir a licitação para a contratação de serviços de limpeza urbana.

Da redação

Jornal Pará Publicidade 790x90

Agência Belém
A Prefeitura de Belém anunciou a conclusão da licitação para concessão dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos  em Belém. O anúncio foi feito pelo prefeito Edmilson Rodrigues, em suas redes sociais, nesta segunda-feira, 8. O contrato será assinado neste mês de janeiro, em meio às comemorações pelo aniversário da cidade. 

Depois de 10 anos sem a realização de um processo licitatório justo e amplo, a Prefeitura de Belém conseguiu concluir a licitação para a contratação de serviços de limpeza urbana. O processo iniciado em janeiro de 2021, busca uma ação de forma completa, que atenda a cidade como um todo, com mais rotas, mais carros coletores e mais trabalhadores envolvidos na zeladoria da cidade.

LEIA TAMBÉM: MEI excluído do Simples Nacional? Saiba como regularizar a situação e pedir reenquadramento


O prefeito Edmilson Rodrigues aponta que esse contrato também inicia a solução final para a destinação do material recolhido. “Esse novo sistema é um marco histórico na zeladoria de Belém, inovação que vai levar o bem-estar pessoal e ambiental em todos os bairros e distritos. A demora se deu porque buscamos a solução verdadeira e responsável, e por isso mesmo mais difícil, ao invés de paliativos e improvisações”, explica o prefeito.

O consórcio vencedor apresentou o valor fixo mensal de R$ 32.668.572,59 para a realização dos serviços de limpeza pública,que englobam as atividades operacionais de coleta e transbordo, transporte e triagem para fins de reutilização ou reciclagem. O contrato de concessão de 30 anos tem valor total de R$ 11.760.686.131,65.

A licitação também inclui o tratamento, destinação e disposição final de forma ambiental adequada dos resíduos sólidos urbanos e provenientes de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, com volume e composição equiparáveis ao lixo domiciliar. E, ainda, os resíduos de serviços de saúde e da construção civil.

A Prefeitura de Belém abriu licitação para a concessão dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em julho de 2023, após abrir processo de escuta das empresas que apresentassem suas sugestões. O processo deveria ter terminado em julho, mas vários questionamentos judiciais foram feitos à Prefeitura, que apresentou as respostas acolhidas pelos juízes. O último questionamento judicial foi feito depois da abertura dos envelopes em 21 de dezembro.

O nome do consórcio vencedor (contendo as empresas que o compõem) será divulgado nesta terça-feira, 9, após proclamação legal dos vencedores. A homologação deverá ocorrer pela manhã e será anunciada nas redes sociais da Prefeitura de Belém e na Agência Belém.

Com informações de Agência Belém.

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp