06/10/2023 às 13h09min - Atualizada em 06/10/2023 às 13h09min

Canaã completa 29 anos: conheça a história do município

De acordo com o IBGE 2023 Canaã tem mais de 77 mil habitantes.

Carlos Yury - com informações de Portal Canaã

Canaã dos Carajás completou nesta quinta-feira 29 anos após sua emancipação política em 05 de Outubro de 1994, onde se desmembrou do município de Parauapebas. Pessoas nascidas em Canaã dos Carajás tem o gentílico de Canaense. Conheça um pouco mais da história desse jovem município a seguir.

O Município de Canaã dos Carajás nasceu a partir de um assentamento na década de 80. O Projeto de Assentamento Carajás, localizado na região sudeste do Pará, foi implantado a partir de 1982 pelo Grupo Executivo das Terras do Araguaia e Tocantins (GETAT), do Governo Federal.

Polícia encontra corpos de suspeitos de assassinar médicos no Rio de Janeiro


O objetivo era inibir os conflitos pela posse da terra na região, principalmente na área conhecida como Bico do Papagaio, de onde veio centenas de famílias. Ao longo de três anos, 1.551 famílias foram assentadas na área que ficou conhecida como Centro de Desenvolvimento Regional, CEDERE (CEDERE II).

Até 1985, 816 famílias haviam recebido o título definitivo de terra. Porém, naquele mesmo ano, as atividades de assentamento dos sem-terra terminam e o GETAT foi extinto. Só em outubro de 1994, através da Lei Estadual 5.860, o CEDERE II é desmembrado de Parauapebas e vira município – o de Canaã dos Carajás.

De lá pra Cá, só crescimento e desenvolvimento, que faz de Canaã dos Carajás ser a cidade que mais cresceu no Brasil, segundo o Censo de 2022. Hoje tem cerca de 80 mil habitantes.

O nome da cidade, Canaã, tem origem bíblica e significa “Terra Prometida”. E, de fato, a cidade se tornou uma terra de oportunidades para milhares de pessoas que buscavam um futuro melhor. O último nome, “Carajás”, relaciona-se com o principal acidente geográfico e geológico do município (e da região sudeste do Pará), a Serra dos Carajás. A região é conhecida mundialmente pelas minas de ouro, ferro e manganês. Anteriormente à colonização, esse território era povoado pelos povos Karajá e Kaiapó.

Ao longo de seus 29 anos, Canaã dos Carajás enfrentou desafios e superou obstáculos. Mas a cidade sempre se reinventou, e hoje é um exemplo de desenvolvimento sustentável.

Canaã dos Carajás é hoje uma cidade próspera, com uma economia baseada na mineração, na agricultura e no comércio. O principal motor do desenvolvimento da cidade já foi a agropecuária e hoje é a mineração, que atrai migrantes de todo o Brasil.

Explorando o cobre, a mina de Sossego foi a primeira a ser construída, com início de suas operações em 2003. Em 2011, iniciou a construção da mina do S11D, que hoje é a maior do mundo em exploração do ferro.

Com a incorporação da atividade de mineração ao município, a população de Canaã, subiu de 10.922  em 2000 para 31.062 em 2013 conforme dados do IBGE. Hoje, a população do município é estimada em cerca de 80 mil habitantes, o IBGE 2023 estimou que Canaã tem 77 mil habitantes.

COMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp