30/09/2023 às 08h29min - Atualizada em 30/09/2023 às 09h15min
Morte de ex-prefeito de Tucuruí: MPPA denuncia atual prefeito do município
O prefeito Alexandre Siqueira e mais três homens foram denunciados por corrupção ativa; cinco policiais também foram denunciados por corrupção passiva.
O Ministério Público do Estado do Pará ofereceu, à Justiça, denúncia contra o prefeito de Tucuruí, Alexandre França Siqueira. E contra cinco policiais civis. A denúncia tem a ver com o assassinato do prefeito de Tucuruí, em 2017.
No dia 25 de julho daquele ano, o então prefeito de Tucuruí, Jones William da Silva Galvão, foi assassinado no município enquanto inspecionava obra pública nas proximidades do Samu.
As informações subsidiaram o oferecimento de denúncia contra Alexandre França Siqueira, atual prefeito do município, Firmo Leite Giroux, Moisés Gomes Soares Filho, Andrei Fernandes Mateus, José Eduardo Rollo da Silva, Donivaldo de Jesus Palha, Jonatas Rabelo Galvão, Amarildo Leite dos Santos e Afonso Alves Rodrigues.
O prefeito Alexandre e outros três homens foram denunciados corrupção ativa de cinco agentes públicos continuada. E os cinco policiais civis foram denunciados por corrupção passiva continuada em concurso material com violação de sigilo funcional continuada.
A denúncia, datada de quarta-feira (27), é assinada por seis promotores que fazem parte do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO) e pela 2ª Promotoria de Justiça de Tucuruí.
O prefeito Alexandre Siqueira e os demais investigados – Giroux, Soares Filho e Mateus – teriam prometido e pago vantagem financeira indevida, dessa forma direcionando as investigações de inquérito policial que apurou o homicídio dde Jones William. “Tais denunciados obstaram o cumprimento de cautelares processuais penais, bem como afastaram a possibilidade de investigação de outros agentes que em tese poderiam estar envolvidos no crime,” diz a denúncia.
Em nota, o MPPA informou o seguinte: "O juiz que atua nesse caso decretou sigilo, por isso o MPPA não irá se manifestar, no momento".
A Polícia Civil informou que a Corregedoria-Geral da instituição "irá adotar todas as medidas necessárias para apurar a conduta dos servidores citados".
Até o momento desta publicação o prefeito Alexandre não falou sobre o caso e nem emitiu nota a respeito da denúncia.
COMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.