02/09/2023 às 10h24min - Atualizada em 02/09/2023 às 11h30min

Setembro Amarelo: saiba a importância do mês de prevenção ao suicídio

A campanha engloba diversas ações preventivas de cuidado com a saúde com foco na preservação da vida.

Da redação - Com informações do Terra, Agência Brasil, Ministério da Saúde e CVV.

Reprodução
A campanha de prevenção ao suicídio chamada Setembro Amarelo engloba diversas ações preventivas de cuidado com a saúde com foco na preservação da vida. Já ouviu falar do tema nas redes sociais e não sabe direito o que significa? Saiba agora.

Setembro amarelo é o título da campanha nacional de prevenção ao suicídio. Durante o mês, diversas iniciativas para promover a saúde mental e alertar a sociedade sobre a importância de discutir o tema são reforçadas por órgãos públicos e setores privados. A campanha também é utilizada para combater o estigma que envolve doenças mentais na sociedade. Neste ano, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!” e seu objetivo é estimular nos cidadãos brasileiros uma postura ativa em relação ao cuidado com a própria saúde mental e no apoio a quem está por perto.

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“Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente”, diz a Associação Brasileira de Psiquiatria no site oficial da campanha.

Além disso, o mês não foi escolhido aleatoriamente, pois o dia 10 de setembro é marcado como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data, que funciona como um compromisso global para alertar sobre o problema, foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e é endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quem criou a campanha Setembro Amarelo? - A iniciativa foi criada em 2013 por Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Naquele ano, ele colocou a campanha no calendário nacional e, desde 2014 conta com apoio de entidades como o Centro de Valorização à Vida (CVV) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) para disseminar a mensagem.

Por que a cor amarela foi escolhida para a campanha? -  A cor faz referência à morte de Mike Emme, adolescente de 17 anos que tirou a própria vida em setembro de 1994, nos Estados Unidos. O jovem tinha um Mustang amarelo e sua família distribuiu cartões com fitas amarelas e frases motivacionais no velório para ajudar pessoas que também estivessem enfrentando problemas emocionais. As fitas se tornaram o símbolo da campanha e, em 2015, também foram adotadas no Brasil.

Suicídio no Brasil - A relevância da campanha é justificada pelos números: o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens brasileiros de 15 a 29 anos. A nível mundial, a situação não melhora — a OMS aponta o suicídio como a segunda maior causa de morte entre jovens. O Ministério da Saúde diz que cerca de 800 mil vidas são perdidas por ano. Isso significa mais mortes provocadas por suicídio do que por HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios.

Também no Brasil, são aproximadamente 14 mil casos por ano. A pasta federal aponta ainda que as maiores vítimas são homens — 12,6% em média a cada 100 mil brasileiros, enquanto 5,4% das mulheres seguem o mesmo caminho a cada 100 mil brasileiras.

CVV - O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização sem fins lucrativos, ativa desde 1962. Seu propósito é oferecer suporte emocional e prevenção ao suicídio gratuitamente. Qualquer pessoa em sofrimento pode pedir ajuda ao CVV pelos diversos canais da ONG. É possível falar por telefone através do 188, pelo chat e por e-mail, disponíveis no site do centro (https://www.cvv.org.br/), e até pessoalmente — o CVV lista os endereços disponíveis. Há colaboradores dispostos a ajudar todos os dias do ano, 24 horas por dia.

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