06/07/2023 às 11h45min - Atualizada em 06/07/2023 às 11h45min

Governo do Estado abre licitação para construção da 2ª ponte em Outeiro, Belém

A nova estrutura terá 414 metros de extensão com objetivo de melhorar o acesso, a mobilidade e integrar a região, contribuindo para o crescimento de Belém.

Carlos Yury

Jornal Pará Publicidade 790x90

Reprodução
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), deu início ao processo de licitação para a construção da segunda ponte no distrito de Outeiro, em Belém. A nova estrutura terá 414 metros de extensão e contará com um projeto arquitetônico que utiliza estais, semelhante ao modelo da ponte recentemente reconstruída pelo governo no mesmo distrito e entregue à população em fevereiro deste ano.

O edital para habilitação de empresas interessadas no certame saiu no Diário Oficial do Estado (DOE), confira mais detalhes e no portal da Setran.



A nova ponte, que será construída sobre o Furo do Maguari, terá 10,40 metros de largura e ligará as ruas Dois de Dezembro (7ª rua) em Icoaraci à avenida BL Dez (rua da Brasília) em Outeiro. O objetivo é melhorar o acesso, a mobilidade e integrar a região, contribuindo para o crescimento de Belém.

Licitações em destaque: Confira as oportunidades do Jornal Pará desta segunda-feira, 03


"Um investimento importante do governo do Estado. É uma nova ponte estaiada, moderna para facilitar o acesso, a mobilidade, integrar a região e, principalmente, contribuir para o crescimento de Belém. E, que futuramente possamos pensar na ponte que ligará Outeiro e Mosqueiro. Isso tudo faz parte de um planejamento para que nós possamos fazer com que a Região Metropolitana de Belém possa ser melhor", afirmou o governador Helder Barbalho" .



O secretário estadual de Transportes, Adler Silveira, ressaltou que a nova ponte estaiada seguirá o mesmo conceito da ponte de Outeiro já entregue, "facilitando o deslocamento das pessoas na Região Metropolitana de Belém". Ele também mencionou que "o governo está estudando o fluxo de tráfego na ponte, com a ideia de ter uma ponte de acesso e outra de escoamento para melhorar a mobilidade urbana".

Vale ressaltar que a licitação para a nova ponte em Outeiro ocorre após a entrega da antiga ponte reconstruída, que teve um dos pilares derrubado por um choque de embarcação. A nova estrutura conta com um projeto inovador, utilizando 16 cabos estais fixados em um mastro central de 50 metros de altura. Essa engenharia permitiu aumentar o vão entre os pilares para evitar futuros acidentes com embarcações. A ponte possui 360 metros de extensão e foi revitalizada, contemplando também a retirada de pilares desnecessários e a pintura da passarela de pedestres.

Confira o termo de referência:


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp