FAPESPA lança Boletim de Agropecuária Paraense 2022
Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira
19/01/2023 17h02 - Atualizado em 19/01/2023 às 17h02
Ricardo Amanajás / Ag Pará
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudo e Pesquisas (Fapespa) lançou o Boletim de Agropecuária Paraense 2022. O boletim compila dados de diversas pesquisas e estudos e faz análises conjunturais e socioeconômicas para auxiliar o Estado na construção de políticas públicas relacionadas ao tema.
O documento compila dados da agricultura, pecuária, aquicultura e extrativismo, e relaciona os dados ao mercado de trabalho, exportações, geração de emprego, pobreza e outros impactos socioeconômicos.
Segundo o diretor-presidente da Fapespa, Marcel do Nascimento Botelho, a análise das cadeias produtivas é importante para entender a economia do estado. “Na hora que você observa o crescimento de uma cadeia produtiva, isso pode ser utilizado, por exemplo, para financiar política de crédito, implemento de novas tecnologias, etc. No caso da mandioca, por exemplo, podemos investir no futuro para a maior verticalização do produto”.
“A floresta tem que ser um ativo, e a monetização da floresta passa por remunerar o produtor, o cidadão, pela recuperação da floresta. Então o crédito de carbono é indispensável para sairmos desse discurso romântico para um que funcione”, explicou.
A análise e tradução dos dados traz vantagens não só ao governo, mas também aos produtores, empresários e a população que trabalha na área, que podem utilizar os dados para incrementar o trabalho e pensar em novos empreendimentos.
Leia o boletim completo aqui. ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.