01/11/2022 às 16h07min - Atualizada em 01/11/2022 às 16h07min
Em Parauapebas, a PA-275 continua interditada e ordem em grupo de WhatsApp é para fechar tudo, mesmo que resulte em morte e derramamento de sangue; escute o áudio
Rafael Miyake, estagiário, sob supervisão de Yuri Siqueira, jornalista
Divulgação/Polícia Militar
Empresários e produtores rurais, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), paralisaram a rodovia PA-275, que liga o município a Eldorado dos Carajás. O grupo contesta o resultado das eleições presidenciais e pede por intervenção federal.
O vereador de Parauapebas Aurélio Goiano (PSD) publicou, na última terça-feira (31), um vídeo apoiando os manifestantes. “Quando é por um bem maior a gente sempre tem que tá junto. Eu não sou a favor da paralisação, de tolher o direito de ir e vir das pessoas, mas o Brasil tem que mudar, as coisas têm que acontecer porque ninguém dá conta. E a gente vai dar voz aqui, através da nossa página, pra ficar bem claro eu não estou fazendo parte de manifestação, mas eu não arredo o pé daqui porque tem amigos meus aqui e eu não deixo amigo meu pra trás”, disse.
Em grupos de WhatsApp com manifestantes e apoiadores, um deles afirma ser necessário impedir o tráfego de todos os veículos, inclusive ambulâncias e alimentos, mesmo que resulte em mortes.
“Eu tô vendo aí nos outros lugares permitindo passar ambulância, alimento, e não sei o que, carro pequeno. Moço, tem que parar tudo. Eu sei que vai morrer, eu sei que vai ter derramamento de sangue, mas tem que ter. Eu sou a favor da paralisação de 100%, parar tudo”.
Ouça o áudio completo aqui:
O Governador Helder Barbalho afirmou, em seu twitter, que fará tudo o possível para garantir a lei e a ordem e desobstruir as estradas, de acordo com resolução do Supremo Tribunal Federal
Cumprindo a decisão do @STF_oficial, o Estado do Pará vai agir para desbloquear as estradas e garantir o direito de ir e vir. O Estado usará de todos os recursos ao seu alcance para garantir a lei e a ordem.