Após dois anos de ausência devido à pandemia, este ano será realizada nos dias 12 a 17 de setembro a 33ª Semana do Japão, nas dependências da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira (APANB), quando a maioria das comunidades nipônicas do Estado se reunirá para participar deste evento, ora como protagonista, papel secundário, figurante ou outros papéis.
Ademais, o evento comemora também o “Dia Municipal do Imigrante Japonês” e o “Dia da Imigração Japonesa no Pará”, outorgados por meio da Lei nº 8.758 de 21 de junho de 2010 e da Lei 7.319, de 15 de outubro de 2009, respectivamente.
O evento que tem atingido grande sucesso a cada nova edição, atrai todos os anos um número maior de participantes e de visitantes que se estende muito além da comunidade paraense de origem nipônica, principalmente os mais jovens. Durante o período de uma semana serão ofertados várias oficinas àqueles que têm interesse em conhecer um pouco mais sobre a cultura milenar japonesa, tais como culinária, dança folclórica, Koto (instrumento musical de cordas), Ikebana (arranjo floral), Kirigami (corte em papel), Origami (dobradura de papel), Shuji (caligrafia), Soroban (ábaco), Taiko (tambor), Yukata (vestimenta informal de verão), entre outros.
Os que almejam estudar e/ou pesquisar no Japão, dia 15 (quinta-feira), serão apresentadas as diferentes modalidades de bolsas de estudo do Governo do Japão e JICA, assim como os depoimentos dos que estudaram em universidades japonesas. A semana culminará com a cerimônia, shows, desfiles, exposições e vendas de produtos e comidas típicas japonesas nos dias 16 e 17.