11/04/2022 às 18h59min - Atualizada em 11/04/2022 às 18h59min

Programa E+ Reciclagem de coleta seletiva já concedeu mais de meio milhão de reais em descontos na conta de energia dos paraenses

O projeto desenvolvido pela Equatorial Pará beneficia clientes que realizam a coleta seletiva oferecendo descontos e ajuda cooperativas de reciclagem

Fernando Moura

Foto: Arquivo Equatorial Pará
Desde que foi implantado no Pará, o programa E+ Reciclagem já concedeu mais de R$ 500 mil em benefícios para cliente que trocaram itens recicláveis por desconto em conta de energia elétrica. O projeto da Equatorial Pará estimula a prática sustentável e cultura da coleta seletiva, e desde 2015 já recebeu mais de 13,6 mil toneladas de resíduos que deixaram de ser lixo e foram enviados para cooperativas de reciclagem cadastradas no programa.

Elaborado para promover ações contra as mudanças climáticas global, o projeto foi desenvolvido para promover as iniciativas sustentáveis e transmitir a cultura da coleta seletiva e descarte consciente de resíduos. Contribuindo desta forma com a preservação do meio ambiente, além de favorecer a população com descontos nas contas de energia. O cliente pode usar o benefício em sua própria conta de energia ou doar para alguma instituição de caridade cadastrada no programa.


De acordo com o engenheiro da área de Eficiência Energética, Willian Melo, a intenção é fazer com que mais consumidores comecem a separar seus resíduos para ganhar bônus na conta de energia. “É animador em saber que desde 2015 temos um número expressivo de clientes separando os resíduos. A quantidade de reciclagem envolvida significa um total de quase 115 mil árvores preservadas e 45 mil toneladas de gás carbônico (CO2) que deixaram de ser emitidas no planeta e temos potencial de ampliar muito mais os benefícios ambientais, com a adesão de mais clientes ao programa”, afirma Willian.

Consciência
A coleta seletiva é uma atitude cada vez mais comum para as famílias. Segundo a enfermeira Adriana Sarmento, o ensinamento da separação dos resíduos já é uma realidade para seus dois filhos. “Começamos a separar o lixo seco do orgânico em 2019. Eu tentei antes, mas não conhecia nenhuma cooperativa próxima de casa. Após conhecer o programa da Equatorial, ficou bem mais fácil para descartar e saber que o lixo separado ainda ajuda no final do mês”, explica a enfermeira.

Serviço
A partir da quantidade e do tipo de material levado ao posto de coleta do E+ Reciclagem, o valor do bônus na fatura de energia é estabelecido. Este desconto pode ser aplicado na fatura de energia do cliente ou pode ser doado a uma instituição social. Não há limite para o desconto: se a pesagem dos materiais superar o valor mensal da conta de energia do cliente, por exemplo, o crédito restante é convertido em desconto na próxima fatura de energia.

Resíduos aceitos no projeto

Resíduo orgânico: óleo de cozinha.
Papel: livros, revistas, encartes, jornais, papelão e embalagens longa vida (TetraPak).
Plástico: pet, plástico duro, plástico filme e PVC (canos e forros).
Vidro: pote de vidro com tampas plásticas.
Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo.
 
Confira os locais dos postos

 
Belém
 
Sede Equatorial Belém
Av. Augusto Montenegro, Km 8,5, Coqueiro
Segunda a sexta: 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Sábado: 07h30 às 12h
 
Guamá
Praça Benedito Monteiro. Rua Barão de Igarapé Miri
Segunda a sexta: 08h às 12h e das 13h às 17h.
Sábado: 08h às 12h
 
Ananindeua
 
Assaí BR (estacionamento)
Rodovia BR 316 (Ananindeua), Centro
Segunda a sexta: 08h às 12h e das 13h às 17h
Sábado: 08h às 12h
 
Altamira
Estacionamento do Camelódromo.
Av. João Rodrigues, Esplanada do Xingu
Segunda a sexta: 08h às 12h e das 13h às 17h
Sábado: 08h às 12h
 
Santarém
Praça Barão de Santarém,
Av. São Sebastião, Prainha
Segunda a sexta: 08h às 12h e das 13h às 17h
Sábado: 08h às 12h
 
Castanhal
Praça do Estrela
Tv. Cônego Leitão, Estrela
Segunda a sexta: 08h às 12h e das 13h às 17h
Sábado: 08h às 12h

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp