A Polícia Militar do Pará deflagrou a Operação Alcatraz em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, com foco no combate ao tráfico de drogas, roubos, furtos e ataques a agentes de segurança pública. A operação também tem como objetivo reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no município. A ação envolve efetivos de diversos batalhões e conta com o apoio do Comando de Missões Especiais e equipes de motopatrulhamento.
Durante as abordagens, que começaram no último sábado (22), foram fiscalizadas mais de 70 pessoas e dezenas de veículos, entre carros, motos e bicicletas. As atividades se concentram em áreas estratégicas, com bloqueios e patrulhamento ostensivo em bairros com maior índice de criminalidade. A operação seguiu até domingo (23), com a supervisão do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Belém.
Neste fim de semana, a Polícia Militar do Pará realiza a Operação Alcatraz no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A iniciativa tem como foco o enfrentamento ao tráfico de drogas, roubos, furtos e ataques contra agentes de segurança pública, além da tentativa de reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
A ação, iniciada na tarde do último sábado (22), conta com efetivo dos 6º, 21º, 29º e 43º batalhões da PM, além do Comando de Missões Especiais (CME) e equipes de motopatrulhamento. Aproximadamente 25 viaturas e motocicletas estão sendo utilizadas nas rondas ostensivas, com maior concentração nas áreas atendidas pelo 6º BPM e bairros próximos, como Águas Lindas, Guanabara e Coqueiro.
Leia também: Base Candiru intensifica fiscalização e apreende mais de 50 kg de entorpecentes em Óbidos
De acordo com o Tenente Lourenço, entre as principais estratégias estão as ações de saturação e instalação de pontos de bloqueio em locais considerados críticos, com base em dados da Análise Criminal. A operação foi coordenada pelo Major Dos Santos, comandante do 6º BPM, e tem supervisão geral do Coronel Wilson, responsável pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Belém.
Segundo informações da própria corporação, até as 21h do sábado, já haviam sido realizadas 72 abordagens a pessoas, além de fiscalizações em 48 motocicletas, 31 veículos de passeio e 22 bicicletas. A operação seguiu até o fim da noite deste domingo (23).
Contexto local:
A cidade de Ananindeua é uma das mais populosas do Pará e enfrenta desafios relacionados à segurança pública, especialmente em bairros periféricos. A intensificação do policiamento nesses locais busca inibir ações criminosas e oferecer maior sensação de segurança à população.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.