29/11/2024 às 10h01min - Atualizada em 29/11/2024 às 10h01min

Trânsito sofre interdição parcial na Rua Gaspar Viana para avanço de obras de saneamento

Intervenção viabiliza melhorias no sistema de esgoto e reforça legado ambiental para a COP 30

Ag. Pará
A partir das 8h desta sexta-feira (29) até o dia 7 de dezembro, às 17h, o trânsito na Rua Gaspar Viana, entre a Avenida Doca de Souza Franco e a Travessa Quintino Bocaiúva, em Belém, será parcialmente interditado. A medida é necessária para a continuidade das obras de saneamento básico realizadas pelo Governo do Estado, que visam garantir a coleta adequada de esgoto sanitário nas imediações do Canal da Doca.

Foto: Divulgação 


O serviço abrange um trecho de 30 metros da Rua Gaspar Viana, próximo à Avenida Doca de Souza Franco. Durante o período de trabalho, apenas uma faixa da via será utilizada para as escavações, enquanto a outra permanecerá liberada para o tráfego. A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) recomenda aos motoristas o uso de rotas alternativas, como a Rua Municipalidade, para evitar congestionamentos.

Com a instalação da rede coletora de esgoto ao longo da Doca e de ruas transversais, o material será direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, a maior do Pará. Vinculada à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a obra está em fase final e representa um importante avanço no saneamento urbano da região.

Impactos e benefícios
Além da Rua Gaspar Viana, os trabalhos de saneamento estão em andamento na Rua 28 de Setembro até o sábado (30) e já contemplaram vias como a Rua Municipalidade, Avenida Visconde de Souza Franco, Passagem Vila Rica, Avenida Senador Lemos e Avenida Pedro Álvares Cabral. O Canal da Doca também recebe intervenções específicas para a melhoria do esgotamento sanitário.

A obra na Sub-Bacia 4.1.1 do Una, que inclui cerca de 7.600 metros de rede coletora, instalação de aproximadamente 140 unidades de Poços de Visita (PV), execução de 700 ramais domiciliares e construção de uma estação elevatória de esgoto, está entre os legados previstos para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.

O projeto, executado em parceria entre os governos estadual e federal, com apoio da Itaipu Binacional, reforça o compromisso do Pará com a sustentabilidade e a preservação ambiental, destacando-se como um marco na infraestrutura urbana e na qualidade de vida dos moradores da capital.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp