O Governo do Pará intensificou desde 2019 investimentos na criação e manutenção de parques ambientais, combinando conservação da biodiversidade amazônica com ações que beneficiam a saúde e o bem-estar dos moradores. Ao todo, são cinco parques ambientais no estado, fundamentais para o lazer, educação ambiental e fortalecimento do turismo sustentável.
Entre as novidades, o Parque Ambiental Yasuhide Watanabe, em Santa Izabel do Pará, na Região Metropolitana de Belém (RMB), foi recentemente reinaugurado com melhorias como playground, espaço pet, orquidário e áreas de alimentação. O local, entregue há um mês, rapidamente se consolidou como novo ponto turístico na RMB, oferecendo um ambiente ideal para convivência ao ar livre.
Foto: Divulgação
“A entrega deste espaço simboliza uma grande oportunidade de geração de renda, além de promover a convivência comunitária”, afirma o empreendedor Milton Guedes, frequentador assíduo do parque. Para Fábio Azevedo, dançarino e morador de Santa Izabel, o parque se tornou um refúgio de lazer e interação social, especialmente aos finais de semana.
No oeste do estado, foi criado o Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia, na Floresta Estadual de Paru, em Almeirim. A Unidade de Conservação abriga um angelim-vermelho de 88,5 metros de altura, considerado a maior árvore da América Latina. “Ter um parque tão bonito e acessível é vital para nossa qualidade de vida e consciência ambiental”, destaca Vanessa Amorim, engenheira florestal.
Foto: Divulgação
Outro destaque é o Parque Estadual do Utinga - “Camillo Vianna”, em Belém, que registrou 430 mil visitantes em 2023, comprovando sua popularidade. “Este parque é um pedaço da Amazônia dentro de Belém, proporcionando um contato direto com a natureza”, explica Nilson Pinto, presidente do Ideflor-Bio.
Foto: Divulgação
A região do Baixo Amazonas é agraciada com o Parque Estadual de Monte Alegre, que abriga pinturas rupestres de valor histórico e uma rica biodiversidade, elevando-o ao status de patrimônio cultural reconhecido mundialmente pelo “2022 World Monuments Watch”. Já na região de Carajás, o Parque Estadual Serra das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, encanta turistas com cachoeiras, cavernas e histórias da Guerrilha do Araguaia, sendo um local de aprendizado e apreciação da natureza.
Essas iniciativas reforçam o compromisso do governo com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, integrando a comunidade com a biodiversidade amazônica e criando oportunidades de lazer e educação.
Fonte:AGÊNCIA PARÁ
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está noInstagram, YouTube, Twitter e Facebook.