Celulares e eletrônicos são apreendidos sem nota fiscal em ação da Base Fluvial no Baixo Amazonas

Carga saiu de Manaus, no Amazonas, com destino a Santarém no Pará

29/10/2024 14h11 - Atualizado em 29/10/2024 às 14h11

Celulares e eletrônicos são apreendidos sem nota fiscal em ação da Base Fluvial no Baixo Amazonas
Ag. Pará
Em uma operação de rotina realizada pela equipe da Base Integrada Fluvial Candiru, em Óbidos, no Baixo Amazonas, 35 aparelhos celulares e outros produtos foram apreendidos na embarcação L/M Belíssima, que viajava de Manaus (AM) para Santarém (PA). A fiscalização ocorreu na noite de segunda-feira (28) e revelou que a carga estava sem nota fiscal.

Foto: Divulgação 


Os agentes de segurança abordaram a embarcação enquanto esta trafegava pelo Rio Amazonas, na altura do município de Óbidos. Ao revistar as bagagens, foram encontrados 35 iPhones 16 Pro Max, seis medicamentos controlados, três loções hidratantes importadas, um dispositivo AirTag GPS e um par de fones AirPods Max. Todos os itens estavam em posse de um passageiro e sem comprovação fiscal.

A Receita Federal foi acionada para realizar os procedimentos administrativos necessários, e tanto os produtos quanto o responsável foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Óbidos, onde o passageiro responderá pelo crime de descaminho, previsto no artigo 334 do Código Penal, caracterizado pela importação ilegal de mercadorias.

O coronel PM José Vilhena, titular do Grupamento Fluvial, destacou a importância das operações na região: “O trabalho feito pelas nossas equipes no Baixo Amazonas a partir da Base Candiru vem cumprindo positivamente nossa estratégia de segurança, que é fiscalizar, coibir e inibir as ações criminosas na malha fluvial. Em pouco mais de um mês, já vemos resultados que mostram a presença e eficiência do Estado no combate à criminalidade, garantindo a segurança de todos.”

A ação reforça o compromisso das autoridades locais com a segurança e a legalidade no transporte de mercadorias na região amazônica, destacando a importância das fiscalizações constantes para coibir o comércio irregular e proteger a população.

Fonte: AGÊNCIA PARÁ 


ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook

Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp