Crianças com idade de 03 até 05 anos vão poder receber doses da Coronavac, vacina que combate os sintomas graves causados pela Covid-19. A liberação foi feita na tarde desta sexta-feira, 15, pelo Ministério da Saúde que tomou a decisão após ouvir a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da pasta.
A liberação veio após a provocação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou a ampliação da aplicação do imunizante para crianças que estão nessa faixa etária. De acordo com o Ministério da Saúde, nos próximos dias serão enviados aos estados e municípios uma nota técnica formalizando o procedimento de aplicação da Coronavac nas crianças.
Para a vendedora Ana Laura Matos, a vacinação para crianças é um alívio após tanto tempo aguardando a imunização de toda a família. “Minha filha está com quatro anos e é a única em casa que ainda não está vacinada. Com essa autorização, minha preocupação irá diminuir ao enviá-la para a escola, por exemplo. Local em que ela fica vulnerável à propagação do vírus”, revela Ana Laura
Em nota, o Ministério da Saúde informa que tendo em vista a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, ouvida a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI), as orientações serão entregues aos entes federativos para ampliar o uso da vacina Covid-19/Coronavac para faixa etária de 3 a 5 anos de idade.