16/07/2024 às 13h43min - Atualizada em 16/07/2024 às 13h43min
Parauapebas: Vereador Aurélio Goiano e assessor José Roberto protocolam ação penal contra Gilson Fernandes e Jorge da Silva e pedem a prisão de ambos; veja ação
Gilson Fernandes e Aurélio Goiano (reprodução internet)
O vereador de Parauapebas, Aurélio Goiano, e seu assessor parlamentar, José Roberto Oliveira, protocolaram ação penal contra Gilson Fernandes e Jorge da Silva alegando que estes teriam praticado o crimes tipificados nos artigos 138 (calúnia), 139 (difamação), 140 (injúria) e 141 do Código Penal.
Na peça processual denominada de ação penal, os autores da “ação” descrevem os seguintes fatos:
O Jornal Pará ouviu alguns agentes políticos que vivenciam a realidade política de Parauapebas para ouvir suas análises sobre a ação penal proposta pelo vereador Aurélio Goiano e seu assessor, José Roberto, contra cidadãos que se manifestam publicamente contra a atuação dos autores, enquanto servidores públicos que são.
Um desses agentes relatou surpresa pela conduta do vereador Aurélio Goiano, pois o parlamentar passou os 4 anos de seu mandato chamando o prefeito Darci Lermen e boa parte do seu secretariado, por exemplo, de corruptos.
Informou o agente ao Jornal Pará que o vereador Aurélio Goiano chamava o prefeito e Secretários de Parauapebas de corruptos tanto nas redes sociais quanto no seu antigo programa de rádio, que possuía abrangência regional, e consequentemente causava mais danos à imagem das autoridades públicas atacadas.
Advogados ouvidos pelo Jornal Pará comentaram que, tecnicamente, um cidadão não pode protocolar ação penal, pois o Ministério Público é o único órgão que tem legitimidade para protocolar esse tipo de ação no sistema jurídico brasileiro.
Além disso, os advogados comentaram que as defesas de Gilson Fernandes e Jorge da Silva podem expor ao juiz da causa a hipocrisia do vereador Aurélio Goiano e José Roberto apresentando suas defesas nos processos que foram acionados pelos Secretários do Governo de Parauapebas, quando faziam diversas acusações para fins eleitorais, no intuito de desgastar o Governo, e se defendiam nas ações judiciais propostas pelos Secretários alegando liberdade de expressão.
Em um áudio divulgado por Gilson Fernandes nas redes sociais, este informou que se fosse verdade que o vereador Aurélio Goiano teria protocolado ação judicial contra sua pessoa, Gilson Fernandes apresentaria para a Justiça todas as provas daquilo que divulgou.
Um dos agente político ouvidos pelo Jornal Pará comentou ainda que o Aurélio Goiano se diz seguidor do ex-presidente Jair Bolsonaro (embora tenha sido convidado a se retirar do Partido Liberal), mas o lema “Deus, pátria, família e liberdade”não serviu de nada quando as críticas foram direcionadas contra o próprio parlamentar, que não aguentou sentir na pele um minuto daquilo que fez contra seus adversários políticos ao longo de 4 anos.
O último observador comentou ao Jornal Pará o seguinte: se o vereador Aurélio Goiano já começou a perseguir judicialmente seus adversários apenas na condição de pré-candidato a prefeito, o que dirá se for eleito (?).
“Quanta hipocrisia”, finalizou o entrevistado.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.