Após mais de 15 dias com a travessia de Icoaraci para a ilha de Cotijuba, o serviço retorna à normalidade com a instalação da nova plataforma flutuante que permite o embarque e desembarque de passageiro que queiram fazer a travessia. O serviço volto à normalidade na tarde de hoje (30), após a conclusão dos serviços da nova estrutura que está substituindo a antiga plataforma que causou transtornos à população.
Com a entrega da nova plataforma, os serviços da linha fluvial Icoaraci-Cotijuba retornam ao seu horário de funcionamento normal, com viagens diárias nos horários das 5h45 e 17h para o trecho Cotijuba/Icoaraci, e 09h e 18h30 para o trecho Icoaraci/Cotijuba. Os valores das tarifas para o transporte fluvial são variáveis de acordo com o dia da semana. Custando R$ 4,00 nos dias úteis e R$ 8,00 nos finais de semana e feriados. O serviço também aceita gratuidades e meia passagem para estudantes.
Durante os mais de 15 dias com os serviços interrompidos, os transtornos foram muitos para a população que precisa realizar a travessia. Segundo o auxiliar de Serviços Gerais, Luiz Negrão, a preocupação maior foi com a saúde da sua mãe. “Eu moro em Icoaraci e minha mãe fica em Cotijuba, e essa interdição nos preocupou muito devido ela ser idosa e ter ficado quase que isolada. A gente teve que utilizar outros transportes de barqueiros que cobravam mais caros do que a linha fluvial geralmente cobra”, contou Luiz.
Segundo a Prefeitura Municipal de Belém, as decisões de liberação e interdição das atividades na plataforma é de responsabilidade da Capitania dos Portos.