Hoje é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, a data tem a importância de reforçar hábitos saudáveis para prevenir a doença que atinge mais de 537 milhões de pessoas no mundo. Atingindo principalmente adultos a partir dos 20 anos de idade, os diabéticos representam em média 10,05% da população mundial segundo dados fornecidos pelo Atlas da Diabetes de 2021 que foi divulgado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF).
No Brasil existem 15,7 milhões de adultos que sofrem com a doença. Se tornando o sexto país com maior número de diabéticos do mundo, além de ser o primeiro na América Latina. Estima-se que no Brasil existam mais de 23 milhões de pessoas com a doença até o ano de 2045. O que preocupa instituições de saúde.
Tipo A medicina aponta que existam quatro tipos de diabetes, classificadas dos níveis 01 até o 04, e são distribuídas ao nível de periculosidade que a doença avance no portador, avaliando fatores genéticos e de transtornos alimentares. Existe também a diabetes gestacional que atinge mulheres grávidas, e costumam apresentar sinais durante a 26ª e 28ª semana de gestação devido mudanças hormonais comuns durante o período de gestação.
A convivência com a diabetes pode seguir de forma adequada, apesar dos riscos oferecidos pela doença. A mudança no estilo de vida, com mudanças de alimentação e hábitos saudáveis são fundamentais para aumentar a qualidade de vida. Em alguns casos, a reposição de insulina colabora para a produção do hormônio que leva glicose até as células.
De acordo com especialistas, a convivência com a doença passa pelo monitoramento e educação adequados. E que a fórmula para prevenir tanto a diabetes, quanto outras doenças é a alimentação balanceada e prática de exercícios físicos regularmente.