01/01/2024 às 09h00min - Atualizada em 01/01/2024 às 09h00min

Sisu 2024: única edição do ano abrirá inscrições em janeiro; saiba mais

As inscrições para o processo seletivo, que ocorre no meio no ano, ficarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro do ano que vem.

Da redação

Jornal Pará Publicidade 790x90

Reprodução
Pela primeira vez na história, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será realizado em apenas uma edição, em 2024. As inscrições para o processo seletivo, que ocorre no meio no ano, ficarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro do ano que vem. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29.

Por meio dessa etapa única, os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para concorrer, em universidades públicas, a cursos cujas aulas começarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre.

SAIBA MAIS: Praias e balneários do Pará ganham reforço preventivo com mais de 600 militares do Corpo de Bombeiros durante o Réveillon


Tire suas dúvidas abaixo e veja o cronograma completo:

Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência. Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício. Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

Poderei escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

️Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

️Quantas opções de vaga cada um escolhe? Na inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de vaga, que podem ser alteradas quantas vezes ele quiser, entre 22 e 25 de janeiro. Valerão as que estiverem marcadas no sistema às 25h59 do dia 25. Uma dica é monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada. Elas dão uma boa noção das chances de classificação em cada curso.

️As cotas continuarão valendo? Sim, mas com uma mudança.

Com informações de G1

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ
Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp