O preço dos combustíveis vai aumentar mais uma vez a partir deste sábado, dia 18, em todo o Brasil. A Petrobras anunciou nesta tarde que o litro da gasolina nas refinarias vai sofrer um aumento de 5,2%, enquanto o litro do óleo diesel sofrerá um aumento de 14,2%. O aumento será sentido pelos consumidores nas bombas de combustíveis.
Segundo a Petrobras, o reajuste reflete os derivados comprados no mercado internacional, seguindo uma alta do petróleo, ocasionada pelo fechamento de centenas de refinarias em meio à tensão gerada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
Para a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a expectativa que o valor do litro da gasolina aumente em média R$ 0,57 enquanto o diesel chegue a ser vendido em até R$ 1,37 a mais a partir de amanhã.
Para o motorista de aplicativo, Henrique Ribeiro, o novo aumento preocupa a categoria que já está pagando muito caro para poder trabalhar. “A nossa renda já é bastante comprometida pelas taxas que pagamos ao Uber e 99, e mais o combustível e manutenção dos veículos. Com tudo isso, o que sobra é pouco para manter as despesas de casa”, revela o motorista.
Já para o empresário Marcelo Alves, o preço do combustível vai acarretar aumentos para a população. “Eu transporto todos os dias frutas e legumes da Ceasa até o Paar para alimentar a minha venda. E além da distância, o valor do combustível também pesa na hora de cobrar dos meus clientes que já estão acostumados a comprar todos os dias no meu mercado. Eles com certeza vão reclamar dos aumentos, mas eu não posso pagar essa conta sozinho”, confessa Marcelo.