O tema a ser debatido, amanhã (14), a partir das 9 horas, é a “Importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da Cidade Velha”. O bairro é símbolo das nossas origens, com seus casarões e calçamentos, e, por isso, é importante para os belenenses. É um colóquio cidadão, segundo a organização, que terá como ponto de partida a “fala” de quem vive, segue ou estuda os problemas dessa área tombada, in loco.
“Os palestrantes, todos, têm a ver com a Cidade Velha, porque são proprietários ou herdeiros, moradores ou especialistas em poluição sonora, calçadas, trânsito... Na verdade, todos os palestrantes conhecem os argumentos escolhidos, porque os vivem na pele”, esclarece Dulce Rocque, presidente da CiVViva.
Ainda de acordo com Dulce Rocque, o colóquio é uma oportunidade para que órgãos públicos e público em geral possam descobrir uma Cidade Velha diferente, através de olhares e vivências dos cidadãos que vivem naquele espaço diariamente. A intenção do evento é colaborativa e em respeito ao que estabelece o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) em seu artigo 2º, II, quando estabelece uma gerência democrática através da “participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano”.
No exercício da cidadania, a intenção dos principais envolvidos é promover uma troca de ideias com a administração pública. “Há anos temos alguns problemas, cujas resoluções estão previstas em lei, porém persistem prejudicando o patrimônio público. Há outros, que podemos evitar... É uma tentativa de salvaguardar, proteger e defender nossa memória histórica, levando em consideração e se aplicando os artigos das leis em vigor”, salienta Rocque.
Aos estudantes que participarem, a organização esclarece que está previsto um certificado de participação no colóquio.
Importa esclarecer que o trabalho da CiVViva já chegou a ser reconhecido como de “Utilidade Pública” pela Câmara Municipal de Vereadores de Belém.
Serviço
Hora: 9 às 12h
Data: 14/06/2022
Local: Auditório Natanael Farias Leitão, no prédio sede do Ministério Público do Pará
Endereço: Rua João Diogo, 100.