As inscrições das embarcações para o Círio Fluvial 202e começam na próxima segunda-feira, 18 de setembro. A expectativa da Capitania dos Portos é que cerca de 300 barcos, lanchas e navios participem do evento, em 7 de outubro, partindo do trapiche de Icoaraci, em Belém.
As inscrições gratuitas dos barcos vão de 18 de setembro a 4 de outubro na sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 15h30, na Rua Gaspar Viana, 575, no bairro do Reduto. Mais informações pelo telefone (91) 3218-3950.
A Marinha deve anunciar todas as regras na próxima sexta-feira, 15. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) lançará concurso de ornamentação de embarcações, além de bandeira e adesivo que serão fornecidos para as embarcações devidamente inscritas e inspecionadas pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). Uma comissão da SETUR embarcará em um Navio da Marinha para julgar a ornamentação dos meios participantes.
Segurança A CPAOR coordenará o tráfego aquaviário durante o translado fluvial da Imagem. Essa medida visa a garantir a segurança da navegação, evitando que condutores realizem manobras de risco e causem acidentes, na tentativa de se aproximar do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, que conduzirá a Imagem pelo 23º ano. Este ano, a Marinha empregará mais de 250 militares na organização e condução da Romaria Fluvial do Círio.
Somente as embarcações que efetuarem inscrição na CPAOR e estiverem com a bandeira e/ou adesivo fornecidos pela SETUR poderão permanecer e/ou navegar na área em que será realizado o Círio Fluvial (trecho da Baía do Guajará entre o Distrito de Icoaraci e o Porto de Belém – Escadinha da Estação das Docas).
A Marinha orienta que os participantes do Círio Fluvial sigam à risca as regras de segurança de tráfego aquaviário: não superlotar as embarcações, principalmente, “rabetas” e “canoas”; usar colete salva-vidas é obrigatório; crianças menores de 12 anos não devem ser transportadas em balsas e motos aquáticas, etc. Além disso, é importante ressaltar que, por questões de segurança, os navios não poderão adentrar o isolamento feito pela Capitania.
ACOMPANHE O JORNAL PARÁ Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.