03/06/2022 às 19h49min - Atualizada em 03/06/2022 às 19h49min

Enem 2022 tem mas de 3,3 milhões de inscritos

Candidatos prestarão exame nos dias 13 e 20 de novembro

Foto: Divulgação
O Ministério de Educação (MEC) divulgou na tarde de hoje, 03, o número de inscritos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Neste ano foram registradas 3.396.597 inscrições, o número representa um aumento de 11,6% em relação ao ano de 2021.  O exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro e é a oportunidade para conquistar a tão sonhada vaga em diversas universidades públicas e particulares em todo o Brasil.

Entre os inscritos, 59,72% são candidatos que conquistaram a isenção da taxa de inscrição. Segundo o MEC, os números ainda são preliminares, visto que ainda existam dados sendo atualizados sobre os isentos. O ministério informou também que neste ano, mais de 65 mil candidatos vão realizar a forma no formato digital, pelo computador, ao invés da forma tradicional da prova e cartão resposta de papel.


O estudante Leonardo Lopes irá fazer o exame do ENEM pela primeira vez em 2022, para o estudante que deseja ingressar no curso superior em odontologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), os preparativos para fazer uma boa prova já começaram. “Ano passado eu não me senti preparado para realizar o exame devido as dificuldades da pandemia da Covid-19, como estudei o ano letivo em escola pública que teve as aulas suspensas e não pude fazer cursinho preparatório, decidi que iria me dedicar desde cedo para o exame deste ano. Em janeiro eu já estava me preparando e hoje me sinto mais confiável para fazer a prova”, confessa Leonardo que encontrou dentro de casa a companhia para estudar. “Minha irmã está no convênio neste ano e vai fazer o exame. A gente fica se motivando e estudando juntos. Nosso sonho é ser aprovados juntos, eu em odontologia e ela em Comunicação Social”, finaliza.

Exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp