03/08/2023 às 14h00min - Atualizada em 03/08/2023 às 14h00min

Agosto terá uma série de eventos prévios à COP 30; veja a programação

A capital paraense será sede de diversos eventos relacionados com a Amazônia, efeito imediato do anúncio como sede da COP 30 de 2025.

Da redação - com informações de O Liberal

Reprodução
O mês de agosto será intenso em Belém. A capital paraense será sede de diversos eventos relacionados com a Amazônia, efeito imediato do anúncio como sede da COP 30 de 2025. De hoje até o final do mês, pelo menos oito eventos, entre fóruns, palestras, cúpulas e outros encontros, reúnem especialistas e gestores de diversos países amazônicos, sempre estimulando o debate sobre sustentabilidade e preservação.

Confira a seguir cada evento e as programações:

Dias 3 e 4: Fórum das Cidades Amazônicas

A Prefeitura de Belém promove o evento no Centro de Convenções da Amazônia - Hangar. O Fórum das Cidades Amazônicas reúne prefeitos e prefeitas dos países Pan-amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e vai debater a dimensão urbana da Amazônia com vistas a promover políticas públicas e fortalecer o protagonismo dos municípios no impulsionamento da urbanização sustentável na região. No primeiro dia haverá uma mesa de abertura com a participação de diversas autoridades e lideradas pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. Em seguida, serão realizadas mesas de discussões políticas e técnicas, com a participação de autoridades locais e especialistas que tratarão de temas como Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Urbano Sustentável, Bioeconomia, Fronteiras, Gestão Territorial, Financiamento, entre outros. No segundo dia, sexta-feira (4) serão apresentadas iniciativas de aliança entre parceiros do setor público, privado e terceiro setor em prol das cidades amazônicas, seguidas de um momento de discussão, junto a representantes da OTCA, sobre os próximos passos para a instalação do Fórum das Cidades Amazônicas. E, por fim, uma Carta de Intenção será apresentada, para aprovação, em uma plenária composta por autoridades locais das cidades amazônicas. A Carta de Intenção das Cidades Amazônicas será lida pelo prefeito Edmilson Rodrigues na sessão inaugural da Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos (a Cúpula da Amazônia).

Prefeitura de Belém pede extensão do uso do aterro de Marituba por mais seis meses

4 e 5: 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia

Com a finalidade específica de debater temas relacionados à atuação judicial ambiental na Amazônia, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas. O CNJ organiza o evento por meio da Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente e do Grupo de Trabalho Observatório do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas do Poder Judiciário, com o objetivo de desenvolver ações voltadas à promoção de temas relacionados ao meio ambiente e às mudanças climáticas.

Serviço:

Data: 4 e 5 de agosto de 2023
Horário: no dia 4 de agosto, das 14h às 19h; e no dia 5 de agosto, das 9h às 19h.
Local: Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube

4, 5 e 6/8: Diálogos da Amazônia

O evento, um dos principais do mês do agosto, será realizado também no hangar Centro de Convenções, para debater soluções, proteção e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o encontro reunirá chefes de Estado de países da América do Sul, a fim de debater sobre o equilíbrio ambiental global.

Segundo o governo federal, o evento será uma porta de oportunidades para debater questões relacionadas à Amazônia.

Programação completa

Sexta-feira (04/08)

Plenária I - Hora: 16h – 19h
Será sobre a participação e a proteção dos territórios, dos ativistas, da sociedade civil e dos povos das florestas e das águas no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Além da erradicação do trabalho escravo no território.

Abertura Oficial - Hora: 19h – 21h30

Sábado (05/08)

Plenária II - Hora: 09h – 12h
Vai debater a saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional na região amazônica: ações emergenciais e políticas estruturantes

Plenária III - Hora: 17h – 20h
Pretende dialogar como pensar a Amazônia para o futuro a partir da ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica e transição energética

Domingo (06/08)

Plenária IV – Hora: 09h – 12h
Abrirá sobre a mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional

Plenária V – Hora: 17h – 20h
Vai falar sobre os povos indígenas das Amazônias: um novo projeto inclusivo para a região

Plenárias transversais:

Sexta-feira (04/08)
Mulheres da Panamazônia – Direitos, Corpos e Territórios por Justiça Socioambiental e Climática.

Sábado (05/08)
Juventudes

Domingo (06/08)
Amazônias Negras: Racismo Ambiental, Povos e Comunidades Tradicionais

4 a 9/8: Assembleia dos Povos da Terra

Organizada pela Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), a União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab) e a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), contará com um acampamento e dezenas de atividades no Centro de Belém.

7/8: I Fórum Internacional Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática

Gestores da cultura, educação, meio ambiente, pesquisadores e especialistas em economia, urbanismo, participação e e sustentabilidade da Amazônia se reúnem na capital paraense para ampliar as discussões sobre o papel da cultura frente à crise climática. A iniciativa é do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, por meio da Câmara Técnica de Cultura e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e tem co-realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e apoio do Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (IPAM). O encontro é gratuito e ocorrerá no Teatro Estação Gasômetro, a partir das 8h.

8 e 9/8: Cúpula da Amazônia

A Cúpula da Amazônia é um evento que reunirá chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O encontro pretende inaugurar uma nova etapa na cooperação entre os países que abrigam o bioma com a adoção de uma política comum para o desenvolvimento sustentável da região. A Cúpula deverá definir um compromisso de cooperação pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia entre esses países, por meio da retomada do diálogo regional e do fortalecimento das relações entre as entidades governamentais e civis das nações participantes. A Cúpula conta com atividades em diversos locais e a programação pode ser acessada nas redes sociais do evento.

10/8: Evento “Inovação, Finanças & Natureza", do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal

“Inovação, Finanças & Natureza” será realizado na Estação das Docas e conecta os temas ligados à bioeconomia com os resultados da Cúpula da Amazônia, um encontro de países que formam a região Pan-Amazônica e membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), incluindo Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela , Guiana e Suriname.

30/08 a 01/09: Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias

O encontro ocorrerá nos dias 30, 31/08 e 01/09 no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém – PA, proporcionando um espaço de interação, troca de conhecimentos e construção de soluções para um futuro sustentável na Amazônia. O objetivo do evento é apoiar um debate qualificado sobre as novas economias na Amazônia, apresentar e discutir as possíveis contribuições das indústrias nesse contexto e criar uma rede de articulação e apoio às novas economias na região. Além disso, busca-se contribuir para a elaboração de uma agenda de curto, médio e longo prazo, integrando ações entre setor público, setor privado, sociedade civil e comunidades, fortalecendo a aliança Pan-Amazônica nessa temática.

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp