27/06/2023 às 14h15min - Atualizada em 27/06/2023 às 14h15min

Juíza Rosa Navegantes toma posse como membra efetiva da Corte Eleitoral do Pará

A magistrada assume a vaga deixada pelo juiz eleitoral Álvaro José Norat de Vasconcelos, que encerrou na segunda-feira (26) seus trabalhos no Regional.

Carlos Yury - com informações de Ascom TRE

Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará
Tomou posse na Corte Eleitoral do Pará, na manhã desta terça-feira (27), a juíza eleitoral Rosa de Fátima Navegantes de Oliveira. O evento ocorreu durante a Sessão Administrativa presidida pelo desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior. A magistrada assume a vaga deixada pelo juiz eleitoral, Álvaro José Norat de Vasconcelos, que encerrou na segunda-feira (26) seus trabalhos no Regional.

A nova juíza, membra da Corte Eleitoral do Pará é bacharela em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É pós-graduada em Ciências Jurídicas pela UFPA e é especialista em Ciências Jurídicas na área de Direito Público pela Escola Superior de Magistratura.

Após circular vídeo na internet, a Promotoria Militar investiga denúncia de prostituição em viatura da PM em Bragança, no Pará


Após o juramento da magistrada, o presidente do Tribunal fez questão de parabenizá-la. "O TRE se sente engrandecido pelo ingresso da Dra. Rosa, que está voltando a sua casa, desta vez, de modo efetivo. Vossa excelência vem somar com sua competência e sua dignidade. É inegável o grande exemplo que traz para a magistratura", comentou.

Ao tomar posse, a nova juíza efetiva da Corte leu um resumo de seu currículo e justificou o motivo. "Para mim, isso é importante porque é uma prestação de contas à sociedade. Estou na Justiça Eleitoral desde 1998 e espero continuar contribuindo. Assumir essa vaga é um desafio para mim, que ingresso nesta Corte depois de mais de 18 anos atuando nas comarcas do interior do estado e desde 2012, como membra substituta,", disse a magistrada.

Despedida - O dia da posse da nova membra efetiva da Corte marcou também a despedida do então representante do Ministério Público Eleitoral na Corte, José Augusto Torres Potiguar, que assume a vaga de subprocurador geral da República, em Brasília. A despedida foi marcada pelas palavras do presidente do TRE do Pará, Leonam Gondim da Cruz Júnior, que enfatizou o trabalho desempenhado pelo novo subprocurador. "É um profissional, uma pessoa e um mestre admirado por todos. Sempre foi um exemplo. Agradeço por tudo o que ele representa para nós e para o TRE do Pará", ressaltou.

O novo subprocurador geral da República aproveitou sua última participação na Corte para retribuir aos agradecimentos. "Hoje me despeço do TRE em caráter definitivo após 17 anos e 9 meses de trabalho. Por isso, quero dizer que tanto a Procuradoria quanto a Justiça Eleitoral continuam no meu coração. Gosto da matéria, gosto do convívio. Sei que tudo que fizemos nesse tempo foi fruto de um trabalho em equipe, por isso saio com saudade, mas com a sensação do dever cumprido", enfatizou.

A partir de agora, assume a vaga de procurador regional eleitoral na Corte, Alan Mansur.

Currículo juíza Rosa Navegantes - A juíza eleitoral Rosa Navegantes já atuou em várias áreas, como a criminal onde respondeu pelas varas de combate às organizações criminosas, crimes contra crianças e adolescentes e auditoria militar, tanto no interior quanto na capital. Na área cível, respondeu pela 4ª, 6ª, 8ª Varas de Família e 7ª Vara Cível. Além disso, participa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da capital.

Desde 2012, a magistrada atua como membra substituta do TRE do Pará, onde desenvolveu diversos trabalhos. Entre eles, destaca-se o cargo honorífico de Ouvidora Judicial Eleitoral substituta, por dois mandatos. Ela também atuou como suplente do Presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE do Pará, em 2021.

A magistrada presidiu ainda a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação de Gênero, no âmbito do Tribunal, em 2021 e 2022. Atuou como supervisora dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Participação Feminina no âmbito do Poder Judiciário do Regional (2021-2022).

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem-informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp