20/06/2023 às 10h28min - Atualizada em 20/06/2023 às 10h28min

Menina morre após sofrer descarga elétrica enquanto mexia celular ligado na tomada; saiba como evitar o acidente

O trágico incidente levou as autoridades a aumentar a conscientização sobre os riscos de dispositivos eletrônicos conectados a fontes de energia.

Carlos Yury

Reprodução
Uma jovem morreu, no último domingo (18), após receber um choque elétrico enquanto usava o celular plugado na tomada. A adolescente, chamada Laisa Sofia da Silva Teixeira, tinha 12 anos de idade. A ocorrência ocorreu na zona rural do município de Colônia do Piauí (PI).

Segundo testemunhas, o plugue do carregador derreteu devido à descarga elétrica. Laisa foi imediatamente levada por familiares a um hospital local e posteriormente transferida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras. No entanto, mesmo com os esforços para salvá-la, ela não sobreviveu.

O trágico incidente levou as autoridades a aumentar a conscientização sobre os riscos associados ao uso de dispositivos eletrônicos conectados a fontes de energia.

A redação do Jornal Pará entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para falar a respeita do caso e trazer dicas fundamentais de prevenção.

Audiência volta a discutir fim do aterro de Marituba; aterro sanitário deve funcionar até agosto deste ano


O major Israel Souza salienta que o correto é ligar na tomada apenas os equipamentos que for usar, um de cada vez. Tomar cuidado com uso de extensões ou os chamados benjamins que devem ser utilizados com cautela sem sobrecarregar a tomada.

"Não deixe o celular carregando ao longo da madrugada, alguns equipamentos podem sobrecarregar e favorecer incêndios, e até mesmo causar choque elétrico, que foi o caso da Laisa, - alguns carregadores são adquiridos no mercado paralelo sem nenhuma garantia de teste quanto a carga elétrica", informa o major.

“Investir em prevenção é a melhor forma de evitar incêndios, choques elétricos e curto-circuitos (com perda de vidas e bens), tanto em edificações comerciais quanto residenciais”, conclui o major Israel Souza.

Confira algumas dicas: 
- É importante usar cabos originais e ficar atento ao seu estado. Antes de conectá-los a uma tomada, certifique-se de que não estejam danificados e que a fiação interna não esteja exposta. Se estiverem, descarte-os adequadamente;

- Evite usar adaptadores e extensões. Os populares adaptadores em “T” ou multitomadas, pois aumentam o risco de sobrecarga das tomadas e, consequentemente, de acidentes elétricos.

- Use carregadores originais de fabricantes autorizados. Carregadores sem marca podem causar danos elétricos, como curtos-circuitos e incêndios;

- Água e celular não combinam. A água atua como condutora de eletricidade, por isso é fundamental evitar o uso do celular em ambientes com vapor d’água, como banheiros;

- Leve seu aparelho a um serviço técnico autorizado caso apresente algum problema ou entre em contato com água. Nunca tente abri-lo você mesmo; 

- Evite carregar seu telefone em instalações elétricas antigas. Siga as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- Supervisione o uso de telefones celulares por crianças para garantir que essas precauções sejam seguidas; 

- Seguindo essas orientações, você pode reduzir o risco de acidentes e garantir o uso seguro do celular.

 

ACOMPANHE O JORNAL PARÁ

Quer ficar bem informado sobre os principais acontecimentos do Pará e do Brasil? Siga o Jornal Pará nas redes sociais. O JP está no Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp