17/05/2022 às 10h04min - Atualizada em 17/05/2022 às 10h04min
Semana tem ações gratuitas para microempreendedores individual em todo o Pará
Até sexta-feira, 20, Semana do MEI será realizada em 73 pontos de atendimento e de forma virtual
Com informações da assessoria
Foto: Carlos Borges Em todo o Pará, está ocorrendo nesta semana a 13° edição da Semana do Microempreendedor Individual, evento que estava há dois anos sem ser realizado por causa da pandemia. Realizada pelo Sebrae, a programação é híbrida, com ações presenciais e virtuais dedicada aos MEIS, com conteúdo prático, informações e várias ações gratuitas.
A programação quer auxiliar os potenciais empreendedores ou quem já possui o próprio negócio a retomar o crescimento com a flexibilização. Atualmente no Pará, existem 299.573 microempreendedores individuais. Desse total, 146.603 estão na Região Metropolitana de Belém. A maioria dos MEI do estado estão nos segmentos de comércio varejista, cabeleireiros, confecção e restaurantes.
Capacitações
De acordo com o Sebrae, a iniciativa quer "promover e disseminar o conhecimento sobre essa figura jurídica que se tornou a maior porta de entrada para o empreendedorismo no Brasil".
A Semana do MEI reservará temas a serem trabalhados para cada dia da semana com foco em setores prioritários de moda, beleza, alimentos e bebidas, tendo como base os temas “Inspiração”, “Oportunidades”, “Comece Certo”, “Cuide do Dinheiro” e “Hora de Vender”.
Atendimento online
Na Agência Digital do Sebrae estão sendo ofertadas orientações técnicas, mentorias, cursos EAD e Whatsapp e serviços de parceiros. Serão quatro consultores para Orientações Técnicas que realizarão consultorias em formato rápido com disponibilização de ferramentas práticas para atendimento nas temáticas: Marketing Digital, Vendas, Modelagem de Negócios e Finanças.
Diversos cursos ofertados pela instituição estarão disponíveis também em formato EAD.
Atendimento presencial
A proposta é levar todos os serviços disponibilizados pelo Sebrae até o MEI, em atendimento presencial. Serão 73 pontos de atendimento em todo estado, entre Agências, Salas do Empreendedor e Pontos de Parceiros.
Entre os serviços ofertados estão: Formalização, emissão de DAS, alteração/atualização de cadastros, declaração anual de faturamento, baixa de MEI, desenquadramento, regularização e parcelamento de dívidas, além de parcerias com instituições financeiras de crédito.
Na Região Metropolitana Belém, os pontos de atendimentos serão na sede do Sebrae, shopping da João Alfredo, Estação do Empreendedor e Murinim (Benevides), Sala do Empreendedor (Mosqueiro), Salão Paroquial/Escola Municipal (Icoaraci), Sala do Empreendedor (Ananindeua) e Sala do Empreendedor (Santa Bárbara).
Mais informações sobre a programação e inscrição para as capacitações podem ser feitas no site da instituição.