16/05/2022 às 20h11min - Atualizada em 16/05/2022 às 20h11min

Fogos de artifícios com estampidos estão proibidos no Pará

Lei nº 9.593 foi decretada pelo Governo do Estado valerá daqui a 45 dias

Foto: Divulgação
No Pará o combate à poluição sonoro acaba de ganhar reforço com a no Lei Estadual nº 9.593 que veta a soltura de fogos de artifícios com estampidos em todo do território do Estado. A nova Lei beneficia crianças, autistas, gestantes, idosos, pessoas acamadas, além de animais que são os principais afetados pelo barulho excessivo desse tipo de fogos.

A lei que foi sancionada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, entrará em vigor em 45 dias após a sua publicação. Segundo a presidente da Associação dos Pais e Amigos de Autistas de Ananindeua, Patrícia Castro, a sanção deve ser celebrada por pessoas que sofrem com hipersensibilidade sensorial. “Vínhamos sofrendo em todas as datas comemorativas e eventos futebolísticos. Só quem é pai e mãe de autista sabe o que é ver o seu filho tendo uma crise por conta do estampido e não conseguir controlar. A criança grita, se desespera, pode agredir a si e outras pessoas. É com muita alegria que eu vejo a sanção dessa lei. Vamos continuar comemorando as datas festivas, de forma que não cause sofrimento a ninguém”, destaca Patrícia Castro.


Para o delegado da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Waldir Freire, a lei vem ao encontro de uma necessidade da população em relação ao cuidado que devemos ter com os animais e o meio ambiente. “É necessário que as pessoas cultivem suas tradições, mas sem perder a visão humanística em relação aos animais e pessoas que sofrem com os barulhos. O código traz um reforço no sentido também de reeducar as pessoas nessa temática”, acrescentou Waldir Freire.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpara.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp