A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) divulgou, nesta semana, novos dados sobre roubo a veículos no estado. Segundo a secretaria, que divulgou os dados por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), o Pará reduziu em 24% os indicadores de roubo a veículos, quando comparados com o ano de 2021.
De acordo com os dados, computados no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2021, o Pará registrou um total de 2.570 casos de roubo a veículos em todo o estado. No mesmo período de 2022 foram 1.954 ocorrências do crime, o que representa uma queda de 24% nos números em todo o estado.
A redução ocorreu por investimentos em inteligência artificial e maior suporte para as forças de segurança, a partir de esforços conjuntos de órgãos integrados de segurança. O sistema utiliza câmeras de segurança espalhadas pelos municípios, e alerta as autoridades de veículos roubados ou furtados. As forças policiais, por sua vez, fazem as abordagens e recuperam os veículos.
São mais de 400 câmeras de inteligência artificial e outras 800 de videomonitoramento instaladas em todo o Estado. Com as câmeras, monitoradas através do Centro Integrado de Operações (Ciop), os veículos que tenham sido roubados ou furtados são identificados por meio da leitura de placas veiculares.
Durante o monitoramento, o sistema aciona um alerta de onde é possível identificar se o carro que cruzou determinada via ou rodovia no estado pode ter sido roubado, permitindo o acesso às informações do banco de dados compartilhado com o sistema de Segurança Nacional, que é utilizado para troca de informações, permitindo encontrar o veículo nos demais estados do Brasil.
A redução nos casos de roubo e furto de veículos, nos últimos quatro anos, foi de 71%. Em 2019, foram registrados 4.004 casos. Em 2020, foram 2.565.
Com informações da Agência Pará