27/12/2022 às 19h22min - Atualizada em 27/12/2022 às 19h22min
Retrospectiva 2022: relembre os principais fatos que marcaram o Brasil este ano
Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia.
Reprodução O ano de 2022 foi marcado por fatos que entrarão para a história do Brasil entre eles a polarização nas eleições e a eliminação da seleção brasileira da Copa do Mundo. Veja os fatos mais marcantes do ano no país:
1- A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, sofreu com a maior catástrofe da sua história no mês de fevereiro. Fortes temporais atingiram o município causando enchentes e deslizamentos de terra que vitimaram 233 pessoas.
2 - Em março, Arthur do Val (Mamãe Falei) gerou revolta após aparecer em um vídeo gravado na Ucrânia dizendo que as mulheres do país são “fáceis porque são pobres". As declarações o levaram a renunciar ao cargo de deputado estadual por São Paulo e a ser cassado, perdendo assim seus direitos políticos por oito anos.
3 - O ministro da saúde Marcelo Queiroga assinou portaria que revogou o estado de emergência em saúde pública nacional em razão da pandemia do coronavírus. Antes disso, naquela altura, todos os estados brasileiros já haviam flexibilizado o uso de máscaras em locais fechados;
4- Já no mês de junho, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que estabelece um teto de 17% a 18% - dependendo da localidade – no ICMS sobre itens como diesel, gasolina, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.
5 - Também durante o mês de junho, o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira desapareceram no Vale do Javari, no estado do Amazonas, enquanto realizavam uma expedição e reuniões com comunidades indígenas da região. Após dez dias, os restos mortais deles foram encontrados. A perícia constatou que Bruno Pereira foi morto com dois tiros na região abdominal e torácica, e um na cabeça. Já o Dom Phillips, morreu após levar um tiro no abdômen. O caso, de repercussão internacional, permanece sem julgamento, apesar da prisão de suspeitos.
6 - O primeiro caso de varíola dos macacos detectado em julho na região Norte ocorreu em julho, no estado do Acre. No mesmo mês, a cidade de Uberlândia (MG), registrou a primeira morte causada pela doença no Brasil.
7 - Em julho, o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, pediu demissão, no dia 29, após vir a público um processo contra ele aberto no Ministério Público Federal (MPF) por assédio sexual e moral.
8 -No dia 2 de outubro, ocorreu o primeiro turno das eleições. O candidato Helder Barbalho (MDB) foi reeleito em primeiro turno com 70,41% dos votos. No senado, o petista Beto Faro levou a vaga. Na Alepa, o MDB fez a maior bancada. Para a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) passaram para a disputa do segundo turno.
9 - No dia 23 do mesmo mês, o ex-deputado Roberto Jefferson, em prisão domiciliar, atirou contra agentes da Polícia Federal que cumpriam a revogação da prisão domiciliar, com mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE e membro do STF. Além dos tiros, ele usou uma granada contra os policiais. Dois agentes foram feridos e socorridos. Ele foi preso e indiciado pela PF por quatro tentativas de homicídio durante a operação.
10 - No dia 30 de outubro, ocorreu o segundo turno para presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito com 60.341.333 votos, o equivalente a 50,9% dos votos válidos. Jair Bolsonaro, que tentava reeleição, obteve 58.203.620 votos. No dia 31, começaram manifestações pelo Brasil em apoio ao presidente e expressando insatisfação com o resultado das eleições. Em Belém, as manifestações se concentram em frente ao 2º Batalhão de Infantaria da Selva (BIS).
11 - Em dezembro, em Doha, no Catar, o Brasil começa a campanha rumo ao hexa na Copa do Mundo. Brasil chega às quartas de final e enfrenta a Croácia. Apesar da confiança e otimismo da torcida, o time comandado pelo técnico Tite acaba eliminado. No tempo normal, o jogo empata em 1 a 1, mas na cobrança de pênaltis, o Brasil perde por 4 a 2 e dá adeus ao sonho do hexa.
12 - No dia 12 de dezembro, Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, em cerimônia realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, foram diplomados pelo presidente da Corte, Alexandre de Moraes. No mesmo dia, um grupo de pessoas tentou invadir a sede da Polícia Federal (PF), em Brasília (DF), na noite de segunda-feira (12). Cinco ônibus e três carros foram queimados, segundo o Corpo de Bombeiros.
13 - Também em dezembro, as Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promulgaram no final da noite do dia 21 a PEC da Transição (PEC 32/22), que permite ao novo governo aumentar em R$ 145 bilhões o teto de gastos no Orçamento de 2023 para bancar despesas como o Bolsa Família, o Auxílio Gás, a Farmácia Popular e outras políticas públicas.