28/11/2022 às 19h25min - Atualizada em 28/11/2022 às 19h25min
Operação 'Fechando o Cerco' prende suspeitos e recaptura foragidos no Pará
Luciana Carvalho, estagiária sob supervisão do jornalista Yuri Maia.
Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará A Polícia Militar deflagra, neste fim de semana, a operação “Fechando o Cerco”, terminou a prisão de 29 suspeitos em todo Estado. Entre os mandados de prisão cumpridos e foragidos recapturados, 23 pessoas retornaram ao Sistema Penal. A operação buscou intensificar as ações de policiamento ostensivo, com base no atendimento de denúncias e no levantamento dos índices criminais. Os policiais estão sendo empenhados na operação em todo o Pará, com atenção especial para as áreas de divisa com outros estados. Na Região Metropolitana de Belém, o lançamento da operação coordenada pelo Departamento-Geral de Operações (DGO) foi realizado em quatro diferentes pontos: orla de Icoaraci; avenida Pedro Álvares Cabral, entre travessa Dom Romualdo Coelho e avenida Visconde de Souza Franco; ginásio do “Abacatão”, em Ananindeua; e Praça Matriz do município de Marituba. Nas demais regiões do estado, a operação foi lançada em locais de grande visibilidade escolhidos pelos respectivos comandantes intermediários.
A operação teve diferentes modalidades de policiamento, entre eles o montado, embarcado, a pé e motorizado, além do uso dos diciclos recém-adquiridos pelo Estado. Na prática, foram efetuadas a operação “Bloqueio”, com barreiras para fiscalização de veículos; policiamento em pontos considerados estratégicos, por meio da operação “Polícia Mais Forte”, e incursões realizadas pelo motopatrulhamento, sobretudo em áreas consideradas críticas.
"Nós temos objetivos específicos, como a recaptura de foragidos e evadidos do sistema penal que foram beneficiados com a saída temporária e que não retornaram ao cárcere. É importante também a presença da PM nesse momento, de compras natalinas, quando parte da população já recebeu a primeira parcela do décimo terceiro. Nós entendemos que o comércio em todo o estado está agitado e precisamos estar presentes para evitar ilícitos, como furtos e roubos, principalmente no entorno de comércios e casas bancárias", destaca o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, que lançou a operação no centro da capital.