A atual cobertura vacinal de poliomielite no Pará está em 70.43%, é o que informa a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Ministério da Saúde instituiu como meta que 95% das crianças estejam imunizadas para afastar o risco do retorno da doença, para isso uma importante campanha de vacinação contra poliomielite está em curso no Brasil.
Durante a campanha de vacinação contra a poliomielite, os municípios paraenses que mais vacinaram contra poliomielite foram: Canaã dos Carajás (119.05%), São Geraldo do Araguaia (117.67%) e Soure (113.65%), atingindo a cobertura em todas as faixas etárias. A porcentagem acima dos 100% ocorre por diversos fatores, mas principalmente pela aplicação de vacina em moradores de cidades vizinhas. As estratégias e aplicação das vacinas são responsabilidade dos municípios.
Atualmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) conta com 18 vacinas contra 26 enfermidades diferentes para serem aplicadas em todas as faixas etárias, sejam crianças, adultos, idosos e gestantes.
As vacinas previstas no calendário de crianças protegem contra formas graves de tuberculose, rotavírus, difteria, tétano, coqueluche, diferentes tipos de doenças causadas por pneumococo, meningite, febre amarela, sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola, hepatite A e B, varicela e HPV.
No caso de adolescentes, o programa de imunizantes conta com vacinas contra hepatite B, HPV, meningite, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, a tríplice viral, além da vacina contra HPV, que previne doenças como câncer de pênis, ânus, colo do útero e de garganta.
Para adultos de 20 a 59 anos são destinadas doses de vacina contra hepatite B, febre amarela, vacina tríplice viral, difteria e tétano. Para idosos, são previstas vacinas contra hepatite B e dupla adulto. E para as gestantes estão previstas as vacinas contra hepatite B e dupla adulto e tríplice acelular.